17 de junho de 2013

Comunidade acadêmica prestigia atividades realizadas pelo Grupo de Pesquisa durante o III CIEPE

Foi expressiva a participação da comunidade acadêmica nas atividades promovidas pelo Grupo de Pesquisa Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas durante o III Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE), realizado entre os dias 12 e 14 de junho, na Unidavi, em Rio do Sul (SC). 

No segundo dia de evento o grupo promoveu a palestra do Prof. Dr. Luiz Henrique Dutra que abordou a temática "Emergentismo, Causação Descendente e Realismo Perspectivista". Para o coordenador da equipe de pesquisa, Prof. Dr. Nivaldo Machado, a presença do professor Dutra foi importante não só pelo tema abordado, mas, sobretudo pela possibilidade de futuras parcerias e troca de conhecimentos. Certamente o ponto de maior relevância do evento foi a participação do professor e pesquisador Luiz Henrique de Araújo Dutra da UFSC. Além do brilhantismo de sua palestra ele se mostrou muito interessado em ser partícipe de futuros projetos em parceria com nosso grupo de pesquisa” enfatizou Machado. 

Outro momento especial do evento para o grupo de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências cognitivas foi a presença dos pesquisadores Daniel Gontijo e Daniel Grandinetti, da Universidade Federal de Minas Gerais, no painel temático sobre Filosofia da Mente e Neurociência realizado no terceiro e último dia do CIEPEComo debatedores do painel participaram o Coordenador do curso de Psicologia da Unidavi, professor Pedro Sbissa e a acadêmica de Direito Denize Carolina da Cunha. Foram objetos de discussão o problema mente-corpo e o behaviorismo radical. “Foi, sem dúvida, outro momento muito importante que veio coroar o esforço dos alunos iniciantes em pesquisa da Unidavi. A presença dos pesquisadores convidados e o trabalho dos acadêmicos que integram nosso grupo certamente foram fatores essenciais para o sucesso do nosso GT”, conclui o coordenador.




Texto: Rafaela Sandrini
Foto 1 - Público participante: Unidavi
Foto 2 - Painel Temático: Cristiani C. de Souza
Foto 3 - Grupo e professor Dutra: Denize C. C.



7 comentários:

  1. Gostaria de agradecer mais uma vez ao trabalho realizado pelos membros do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas durante o III CIEPE.

    De modo especial ao Professor Luiz Henrique Dutra e aos professores Daniel Gontijo e Daniel Grandinetti da UFMG por nos terem presenteado com suas palestras.

    Espero brevemente poder estar organizando um evento em nível nacional para tratarmos aqui no Sul do Brasil das temáticas envoltas no âmbito da Filosofia da Mente e das Neurociências... .

    ResponderExcluir
  2. Foi sucesso! E eu nao tinha dúvidas Dr Nivaldo... É o primeiro ano que participo, mas é certo que o pouco que conheço você e Jean (e demais organizadores, é claro) esperava exatamente isso - sucesso. Chamo de compromisso com o saber/ensinar. Parabéns pelo evento! E que eu possa contribuir em próximos eventos com mais efetividade. Obrigada por ter proporcionado este. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A filosofia da mente chegou a um ponto de estagnação? Não estará ela "enxugando gelo" ao discutir sempre os mesmos velhos problemas?

    ResponderExcluir
  4. Claudio,

    Até pode ser que sim. Todavia, o que não podes admitir é esconder o problema para debaixo do tapete simplesmente..OK!
    Se notares, discussões que tratam das relações mente-cérebro já estão presentes em relatos de pensadores desde a antiga Grécia. Mesmo assim, nem mesmo as mais avançadas tecnologias e inovações neurocientíficas conseguiram resolver questões muito simples como conceituar com clareza a diferença entre atividade mental e cerebral...

    Problemas velhos não se tornam ruins por serem velhos... muitas vezes... são tão bons que nem o tempo conseguiu solucioná-los.

    ResponderExcluir
  5. Ok, deixe-me reformular: não estará estagnada por estar viciada na mesma forma de pensar para tentar resolvê-los?

    ResponderExcluir
  6. Claudio,

    um breve contato com a bibliografia filosófica produzida nos últimos 50 anos é um bom antídoto para essa sua impressão. De lá para cá inúmeras maneiras novas de pensar sobre os problemas filosóficos que há séculos ocupam as cabeças dos filósofos foram propostas, e novas estão sendo propostas a cada ano. Basta acompanhar as principais revistas acadêmicas da área.

    ResponderExcluir
  7. Ficamos muito contentes termos participado do CIEPE, e espero que esse evento em nível nacional não fique só no papel! Pode contar com a gente!

    Abraço!

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!