19 de maio de 2008

João Teixeira em Rio do Sul

O grupo de pesquisa Filosofia da Mente e Cognição traz para Rio do Sul (SC) o professor e doutor em filosofia e Ciência Cognitiva João de Fernandes Teixeira.

J.Teixeira vai abrir a Semana da Psicologia da Unidavi (Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí) que acontece entre os dias 25 a 29 de agosto com a palestra: O que é psicologia?

Professores e membros do grupo de pesquisa também vão participar de oficinas e palestras no evento.

46 comentários:

  1. Seria bom fazermos uma matéria, sobre a vinda de João Teixeira para Rio do Sul.
    Se quiserem e se me permitirem, eu mesmo faço a matéria e publico ela no Jornal Mais Alto Vale.
    Quem sabe, até uma entrevista com ele.

    ResponderExcluir
  2. Claro que sim!
    Uma oportunidade dessas não é todo dia!

    ;)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo Felipe!!
    Me responsabilizei pela divulgação da vinda do prof. João Teixeira nos meios de comunicação da região e na universidade!!..e é claro que a divulgação no site de vcs é uma ótima idéia e contribui muito!

    :)

    ResponderExcluir
  4. Não perco a vinda dele pra cá não...
    Eu queria ter ido quando vocês foram pra SP, e agora que ele vem pra Rio do Sul, na UNIDAVI...Não dá pra perder a chance.
    A analogia que ele faz ente o funcionamento mental e as regras de um jogo de xadrez é ótima.

    ResponderExcluir
  5. Não percoo por naaada! x)
    Ótima idéia Felipe, de colocar em nosso site!
    Se quiser uma ajudinha... =P

    ResponderExcluir
  6. Claro Carol!!!
    Eu já te falei que suas idéias são ótimas.
    Vc pode ajudar muito nessa matéria.
    Eu só quero saber, qual o horário da palestra dele.
    Nivaldo, podes me dizer???
    E quero agradecer a Chefona do Blog que também vai ajudar na entrevista.
    Ja se falamos neh Rafa

    bem... obrigado

    ResponderExcluir
  7. Chefona nada...apenas a mediadora do blog ;)

    Pois é Felipe...nós do grupo ja estamos fazendo planejamentos...
    Eu vou conversar com o professor Nivaldo e com o grupo sobre o que
    nós do jornalismo podemos fazer para "aproveitar" da melhor forma a vinda do professor João à Rio do Sul.
    Como ja disse o Nivaldo...é uma oportunidade que não da pra perder!!

    ResponderExcluir
  8. Realmente Rafa, penso que devemos prestigiar a vinda do Prof. João Teixeira ao máximo para que ele sempre sinta vontade de voltar novamente para a nossa universidade, a fim de ser fonte de inspiração e um norteador para futuras pesquisas e para os alunos interessados nesta área do saber tão fascinante como é a Filosofia da Mente.
    Como você sabe, posso ajudá-la na divulgação de sua vinda para cá, em termos de contato com pessoas que trabalham nos jornais para a publicação da vinda do professor.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal!
    Concordo plenamente que tal oportunidade é rara. Não dá para perder mesmo. A vinda de João Teixeira certamente contribuira e muito para o nosso conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Ah, mais eu também quero participar desse momento com João de Fernandes Teixeira!!
    Eu ADORARIA fazer parte dessa matéria, dessa entrevista...posso ir com o pessoal do Jornal Mais Alto Vale??

    =]

    ResponderExcluir
  11. Oi Francini,

    É claro que sim.... o evento será para os alunos da unidavi e com possibilidade de abertura para entrevistas externas...ok!

    ResponderExcluir
  12. Bom gostaria de poder participar e ajudar no que for preciso para a realização dessa matéria.Posso?

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal!
    Nivaldo, confesso que com o puxão de orelha que você deu insentivando a participar nas discussões do blog eu tomei coragem pra muita coisa!
    UHAUhauhUAHuhauHU
    Bem, depois da aula de ontem, fiquei muito interessada na questão da Lógica, ainda mais que estou com a língua afiada sobre o silogismo de Aristóteles, e vi que a pequena ficha do João Teixeira inclui mestrado em Lógica e Filosofia da Ciência. Queria saber se há relação com a Lógica que agente comentava ontem na aula.
    ;)

    ResponderExcluir
  15. Julieti,

    Sim...tem toda relação! Diga-se de passagem que já discuti com Ele sobre o quão podemos ultrapassar as barreiras lógicas em nossas inferências sobre as coisas do mundo. E até mais...se este mundo, de fato, não passa, no que tange ao seu conhecimento, das próprias estruturas da linguagem.

    ResponderExcluir
  16. Nivaldo

    Essa discussão com o JT sobre o conhecimento do mundo não passar de estrutura lingüística eu daria tudo para ter presenciado... As vezes tenho umas idéias piradas nesta direção também.

    Quanto a vinda dele a RSL só posso dizer que todos ganham muito com isso. Se for possível gostaria de estar presente neste evento.

    ResponderExcluir
  17. Concordo plenamente com o que o professor Nivaldo nos disse em uma de nossas aulas."Que a vinda de João Teixeira para Rio do Sul será de uma grandeza inesplicável", tanto para nós acadêmicos,como para a Universidade.

    Não perco essa oportunidade por nada.

    ResponderExcluir
  18. Prof Nivaldo.
    Achei mto interessante este blog.
    Servirá para um melhor entendimento para aqle suposto trabalho: Filosofia da mente.

    Só gostaria de acrescentar que:
    A investigação filosófica sobre a mente não implica nem pressupõe que exista alguma entidade -- uma alma ou espírito -- separada ou distinta do corpo ou do cérebro, e está relacionada a vários estudos da ciência cognitiva, da neurociência, da lingüística e da inteligência artificial.

    Pesquisei e achei mto interessante este trecho acima!

    Parabéns à João Teixeira pelo trabalho e ao trabalho dos demais.

    Sucesso ao blog.

    Abraços..

    ResponderExcluir
  19. Bom, mesmo gostando muito de politica, me interesso bastante, pela filosofia da mente...
    Inerecei-me muito pelo assunto e to entusiasmado com a palestra do Teixeira...
    Confesso que o puxao de orelha na doeu, espero que não tenha doido só em mim...apartir de agora vou passar a dar uma olhadinha aqui...
    Logica é muito diicil, as é ótimo quando pegar o fio da meada...

    ResponderExcluir
  20. Chega de só observar, vou começar a dar meus pitacos. Giuliano, se você gosta de política, é necessário não só conhecer como se aprofundar na estrutura e interpretação da mente humana, se não vejamos, só para falar em política eleitoral, as mudanças bruscas de pensamentos dos eleitores nas grandes "viradas" eleitorais mundo afora, como explicar as influencias e a recepção da mente? Intuitivamente ou analíticamente?

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Bom Glauco concordo com você, acho sim que é muito melhor entender o que passa na cabeça dos elitores do que só falar em prévias, claro que é preciso conhecer a estrutura para poder falar de política, tenho um pouco deexperiência em pesquisas eleitorais, e isso vai muito alem do que nos pensamos...
    O voto, é uma coisa que meche com o intuituvo e o anilítico da pessoa, existem pessoas que fazem esssa relação entre político e o seu pensamento e outras com o intuito de que é bom para si, nao em torno da vontade geral.

    ResponderExcluir
  23. Bom, sobre o João Tixeira, para não dar briga entre os interessados em fazer uma matéria sobre a vinda dele pra cá, peço que cada um escreva uma parte do texto, acho que ele vai ficar bem mais completo. Assim vão aprender trabalhar em equipe, na produção d euma grnade reportagem.

    Outra questão é que poderíamos fazer um release sobre Ele e enviarmos para nossas listas de e-mail, quem sabe tenha mais pessoas interessadas na região e pode ficar sabendo disso. Nessa quetsão há dois pontos positivos. Um é que todos vão ver o prestígio que nós temos na Unidavi e outra é que vão aprender divulgar o que é bom pra nós.

    ResponderExcluir
  24. sobre a discussão do Glauco e do Scolari é bem importante o posicionamento do Scolari, por isso acho que poderíamos criar momentos para aprofundamento de tal assunto...o que acham?

    ResponderExcluir
  25. É isso aí Juliano, uma hora vamos sentar e eu te conto algumas vivências minhas na política, é de rir e chorar, e é importantíssima a fundamentação teórica (o que eu não tinha) colocada em prática no trato com o eleitor. Só para acrescentar sobre a questão da entrevista, ou reportagem com João Teixeira, é muito importante a leitura e a preparação aprofundada sobre o autor e suas obras, como o PC disse, é ´timo momento para mais uma vez mostrar nossa "qualidade" em aparecer e aparecer bem.

    ResponderExcluir
  26. Bom confesso também, que com o puxão de orelha do Nivaldo vou começar a vir aqui, e comentar sabendo também que isso me proporcionará muito..
    Estou bastante entusiasmada com essa vinda do João Teixeira pra Rio do Sul.. Será que posso contribuir com essa Matéria Felipe..Concordo com o Glauco e com o Paulo que a gente tem que começar a ler sobre o autor para sabermos mais sobre ele e irmos preparados e mostrar claro a nossa QUALIDADE.

    :)

    ResponderExcluir
  27. Pessoal, não esqueçam que o Nivaldo disse que estarão mais duas figuras extraordinárias junto com João Teixeira, vamos falar e pegar certinho os nomes deles e também nos informarmos. E podem esperar surpresas, esse Nivaldo não é fácil!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. oi pessoal....
    Como muitos ja falaram nada mais que um puxão de orelha do Nivaldo,para comentar no blog....
    Estava lendo no Portal da Filosofia da Mente, o dowland da obra "O que é Filosofar" do João Teixeira e achei muito interessante seu trabalho e nao perco essa oportunidade, de conhecer pessoalmente seu trabalho......

    :)

    ResponderExcluir
  29. Telhado de vidro né Glauco!!!!

    eahehhe

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. Bem,ap�s uma esp�cie de reconhecimento de campo,por raz�es ironicamente l�gicas c� est� essa humilde estudante que vos fala...
    A Filosofia da Mente � simplesmente fascinante;a vinda de Jo�o Teixeira para Rio do Sul � muito mais do que se almejaria para um aluno de qualquer curso. Mas para a Psicologia em especial, essa ser� a oportunidade de termos contato com um �cone,n�o por acaso t�o mencionado nas aulas do Nivaldo,afim de demonstrar a valia do conhecimento que se pode atingir com o intuito de colaborar com a evolu�o cient�fica.Algo me diz que academicos de Psicologia devem gostar de ouvir sobre o funcionamento cerebral...Portanto,essa visita � um verdadeiro presente.E Felipe, se vc me permitisse adoraria colaborar com a tua id�ia da entrevista,quem sabe n�o levantamos alguns questionamentos que digam respeito �rea de atua�o de JT,com o intuito de despertar o interesse do p�blico ainda n�o convenido a ir ao evento?

    ResponderExcluir
  32. Vanessa,

    Não tenho nada a exigir... Faças aquilo de desejas... e os resultados se darão por teus atos... Nada mais... nada menos!

    ;)

    (mesmo assim.... aproveitemos o local para boas discussões!... Como estão sendo!)

    ResponderExcluir
  33. Julieti,

    Desde a muito... vários pensadores precisavem de algum lugar para terem seguridade (por menos que fosse).... a Lógica, desde Aristóteles, é um caminho que tenta ser o mais isento e seguro possível, talvez não o melhor.... mas Eu ainda confio Nele!

    ;)

    ResponderExcluir
  34. Nivaldo, não sei se meu pensamento acompanhou o raciocínio de Aristóteles corretamente, mas quando ele divide as ciências, não caracterizou Lógica como uma ciência, mas como um instrumento que precede as ciências, como se fosse uma base, que auxilia e fundamenta(ou argumenta) todas as ciências, certo? Seria correto falar em lógica como se tratando de uma maneira de "dedução" através da apresentação de evidências? Deduzir, é lógico ou é um termo muito vago?

    ResponderExcluir
  35. Quanto a discussão Giuliano/Glauco, me interesso em saber o que se passa na cabeça dos eleitores, mas me interesso, principalmente no que se passa nas cabeças dos políticos, em que teoria se baseiam, mesmo quando não tem consciência disso! Convivo nesse meio desde muito pequena, aprendi algumas coisas na arte da "politicagem", mas é preciso muito mais do que fazer política para falar em política!

    ResponderExcluir
  36. Oi Julieti,

    Sim, você está certa!
    Aristóteles como muitos dos filósofos de hoje (os de verdade...ok!) devia estar apavorado com tanta bobagem que ouvem. Nestes termos Aristóteles estava precisando de um boM e confiável INSTRUMENTO para regrar e conduzir o raciocício acerca das coisas com a maior seguridade possível. Em sua Obra: Órganon ele vai apresentar tais elementos... que durante muito tempo foram tidos como suficientes para sanar todas as questões deste âmbito (até Kant achava que sobre Lógica não teríamos nada a dizer).

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Interessante fazer discussões sobre a obra de João Teixeira, tenho curiosidades: Em caso de transplante de cérebro (se possível) de quem seria a mente presente naquele corpo? Do doador ou de quem o recebeu?

    ResponderExcluir
  39. Será uma ótima oportunidade ter alguém como João Teixeira palestrando pra gente aqui na UNIDAVI, até porque a linha funcionalista dele sobre os conceitos de mentes, parecem muito interessantes e a vinda dele pra cá vai permitir um contato mais direto entre os estudantes da UNIDAVI e essa linha de pensamento.

    ResponderExcluir
  40. Depois de tanto o professor Nivaldo fala do blogger, resolvi entrar e dar uma espiada, e acabei adorando tudo isso, prometo que voltarei mais vezes.
    E essa vinda do João Teixeira pra Rio do Sul, não podemos perder mesmo. Só assim podemos prestigiar esse grande trabalho q ele vem desenvolvendo e conhecer um pouco mais sobre suas obras, pensamento, conhecimento, e sua vida.

    ResponderExcluir
  41. boa noite, bem nivaldo estava vendo a graduaçao desse "cara"ele deve ser muito fera mesmo... deve ter um baita conhecimento... realmente deve ser como as espectativas... tambem queria te dizer que eu curto bastante filosofia... abraço! João H. Thiesen

    ResponderExcluir
  42. Olá pessoal! Confesso que no inicio filosofia da mente e o proprio jornalismo cientifico nao me chamavam atenção. Então comecei pesquisar e conhecer mais o assunto e vi a estrema importancia destes dois temas. É de fundamental importancia divulgarmos a vinda do prof Teixeira em nosso jornal, podem contar com mais uma no grupo para fazer a matéria.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Depois do trabalho que foi proposto pelo professor Nivaldo pude me aprofundar e conhecer melhor sobre Filosofia da mente que une a tradição filosófica e os novos paradigmas da ciência, e sobre o jornalismo científico, que é a veiculação de informações sobre ciência, tecnologia e inovação dentro dos padrões jornalísticos. A vinda de João Teixeira, com certeza vai contribuir demais para a evolução de nossos conhecimentos, e para o avanço de nosso saber filosófico...

    ResponderExcluir
  45. Bom, concordo com o Glauco, penso eu que se além do JT estarão em Rio do Sul ao mesmo tempo, pessoas tão importantes qto, nd mais certo do que fazermos grupos, para cobriar a cada um deles, um grupo faz a matéria sobre o Teixeira e outros fazem sobre os outros que vem, depois compartilhamos e publicamos todos eles.
    Acho que seria uma boa!

    ResponderExcluir
  46. Certamente sera de grande importância a vinda de um nome tão conhecido na filosofia. Vou convidar meus colegas da biologia. Não é sempre que a UNIDAVI recebe alguem com tanto conhecimento e de grande renome como o professor João Teixeira.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!