1 de setembro de 2014

Mesa redonda sobre ‘O Cérebro e a Filosofia’ reúne cerca de 100 pessoas

Cerca de 100 pessoas participaram da mesa redonda ‘O Cérebro e a Filosofia’, promovida pelo grupo de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas no dia 28 de agosto, às 19h, na Unidavi, em Rio do Sul (SC). Entre elas, professores, estudantes, pesquisadores e comunidade. 

A mesa foi composta pelos debatedores Jean Segata (UFRN) e Daniel Gontijo (UFMG), e pelos   mediadores Nivaldo Machado (Unidavi) e Mickhael Bachmann (UFSC), que discutiram a interface mente e cérebro e suas implicações com as inovações advindas das neurociências.

De acordo com o professor Nivaldo Machado, como o público presente era muito eclético, algumas questões relacionadas à temática não foram aprofundadas, “mas como o objetivo era apresentar um pouco do que se faz no grupo de pesquisa, neste critério, creio termos alcançado o objetivo. Creio que o público conseguiu compreender bem nossa proposta de aproximar o fazer científico do filosófico”, explica ele.

Durante a noite foram lançados ainda três livros organizados pelo grupo de pesquisa: ‘Do Homo Sapiens ao Robô Sapiens’, de autoria de Nivaldo Machado, Carlos Eduardo Batista de Sousa, Márlon Henrique dos Santos Teixeira, Gustavo Leal Toledo e Gabriel Mograbi, ‘Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas: histórico de um Grupo de Pesquisa’, de Nivaldo Machado e Rafaela Sandrini, e a segunda edição do livro ‘Entre o Filósofo e o cientista: poderá uma máquina sentir saudade?’, de Nivaldo Machado e Gustavo Leal Toledo.

Os livros são frutos das pesquisas realizadas pelo grupo de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas e contam com a colaboração de pesquisadores de diversas universidades brasileiras. As obras podem ser adquiridas com a editora Unidavi, pelos e-mails propex@unidavi.edu.br ou editora@unidavi.edu.br.


Texto de Rafaela Sandrini. Imagens: Rafaela Sandrini e Denize Carolina da Cunha. 

5 comentários:

  1. Obrigada ao professores Jean, Daniel, Mickhael e Nivaldo pelas exposições e a todos pela participação. Aprendemos muito! Abraços

    ResponderExcluir
  2. Foi uma honra poder participar do evento! Nivaldo e Rafaela, parabéns pela organização!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos!!! Foi excelente!!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!