7 de julho de 2014

Mesa redonda conta com participação de estudantes, professores e pesquisadores

O Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas realizou no sábado, dia 05, a mesa redonda “A inflação das Neurociências’, com a participação do antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Jean Segata, do filósofo e coordenador do grupo de pesquisa, Nivaldo Machado, e dos intermediadores Mickhael Bachmann, professor e mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Rafaela Sandrini, mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.

O evento iniciou às 14h, na sala nobre da Unidavi, em Rio do Sul (SC), e tinha como proposta discutir a centralidade que o cérebro vem ganhando nas discussões em Filosofia da Mente e algumas confusões conceituais que norteiam muitos dos debates na área, entre eles o próprio problema mente-cérebro.


O encontro contou com a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, professores da Unidavi, estudantes de outras instituições e membros da comunidade.




Fotos: Denize Carolina Cunha.

6 comentários:

  1. Agora temos que nos centrar para o IV CIEPE e ANPOF!!!!

    ResponderExcluir
  2. A mesa redonda foi ótima e serviu como uma prévia do que será discutido nesses próximos eventos!!

    Nossos agradecimentos ao professor Jean pela disponibilidade em participar e conduzir esse debate e ao professor Nivaldo por promover o encontro!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor Nivaldo por ter promovido esse encontro, ao professor Jean Segata pela excelente discussão proporcionada e a vocês Michkael e Rafaela que foram os debatedores! Eventos assim são sempre bem vindos e agregam muito ao grupo de pesquisa!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Triunfar pelos mundos dos estudos é sempre muito demorado. Atalhos que podem ser rápidos nem sempre são os melhores, por isso o estudo acaba sendo observado com receio, em países como o nosso. Principalmente onde este estudo pode demorar anos para dar frutos.
    O resultado destes autores: Jean e Nivaldo, já são como as estações; dão frutos em suas épocas. E muitos destes frutos já tornaram-se sementes, como o próprio Jean citou-me, apresentando o Blog e obras do Nivaldo Machado e membros do grupo de pesquisa aos Professores, Nicolelis e Sidarta Ribeiro.
    Os diversos livros que eu já li e os artigos produzidos pelo grupo aqui da Unidavi, através da orientação do Nivaldo, são reflexo disto. Reflexo de autores envolvidos com a produção científica, com uma rede de grupos interessada em transmitir e ensinar.
    Parabéns a vocês dois, E Um Forte Abraço a Todos,

    Edson Stofela.

    ResponderExcluir
  5. Eu me senti lisonjeado pelo convite. Confesso também que me senti muito insuficiente para discutir algo que passa um pouco do lado do que eu costumo estudar. Mas o grupo é ótimo - receptivo, instigante, interessado e inteligente. Aí, então, fica fácil se sentir bem.

    Agradeço a todos, e em especial, o meu amigo e professor, Nivaldo Machado. O que sei de Filosofia da Mente é resultado dos seus ensinamentos e tudo o que eu tenho errado nessa discussão, é culpa minha por não ouvi-lo. Agradeço, igualmente a ele e aos responsáveis pelo andamento do dia a dia do grupo, pela ótima acolhida e condições de trabalho naquela tarde de sábado. Estava impecável.

    Espero nos vermos logo.

    ResponderExcluir
  6. Jean e Daniel,

    Esperamos vocês agora no IV CIEPE!!! E tenho certeza que durante a ANPOF poderemos ainda mais estreitar nossas laços de pesquisa!

    Meu Caro e Nobre Edson... suas palavras são sempre notáveis e nos faz, a cada dia, tentar fazer aqui no país do futebol que não venhamos a levar goleadas tão gigantescas.... Não estou falando em goleada de futebol...mas goleada em prêmio Novel, aplicação CORRETA de verbas públicas na educação (pois aumentar para 10% do PIB nos próximos anos, dentro desta mesma estrutura, é um ato mais uma vez impregnado de corrupção)...

    Não gosto da história do beija flor que tentava apagar o incêndio na floresta com uma gotinha de água dizendo que pelo menos ele fazia a parte dele... Isso não funciona... Nós temos que dar um enxurrada, pelo menos, a maior possível de ética e seriedade na educação brasileira... Não existe outro caminho... SIMPLES ASSIM!

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!