20 de agosto de 2013

Integrantes do grupo participam de evento internacional em Florianópolis

Os professores do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas Nivaldo Machado e Jean Segata e os acadêmicos Julia Gabriela Warmling Pereira, Giovane Medeiros, Aline Franciele Lopes, Everton Andrei Pereira e Eduardo Benkendorf participaram entre os dias 12 e 15 de agosto do VIII Simpósio Internacional Principia. O evento foi realizado no Hotel Maria do Mar, em Florianópolis, Santa Catarina.

O grupo também apresentou dois trabalhos durante o Simpósio: “A etnografia como laboratório e a virtude intelectual como método antropológico” do professor Jean Segata e “Do homo sapiens ao robô sapiens: ponderações gerais acerca do processo evolucionário da linguagem no mundo pós-humano” dos professores Nivaldo Machado e Jean Segata.


Neste ano o evento versou sobre a obra do filósofo Hilary Putnam e foi organizado pelo Núcleo de Epistemologia e Lógica (NEL-UFSC), com os editores de Principia, e com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

3 comentários:

  1. é sempre muito bom participar do PRINCIPIA.... e para quem estar começando na carreira científica e filosófica é um momento ímpar de aprendizagem!

    ResponderExcluir
  2. Foi com certeza uma grande experiência para nossa vida e um grande passo para continuarmos indo em congressos e trilhando nosso futuro. Uma ótima oportunidade para divulgarmos o nosso trabalho do Grupo de Pesquisa e para conseguir novos contatos. Poder estar no mesmo lugar, andar pelos mesmos corredores de professores e pesquisadores tão importantes é simplesmente maravilhoso.Receber um oi do Newton da Costa e da Catherine Elgin é surpreendente pois muitas vezes não conseguimos imaginar o quanto essas pessoas são simples e simpáticas!O congresso em si foi muito bem organizado e as apresentações foram fantásticas! Experiências como esta que tivemos no PRINCIPIA nos proporciona uma grande vontade e curiosidade por saber sempre mais e obter mais conhecimento das diversas áreas! Aumentando ainda mais o espírito pesquisador que existe em nós!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com as palavras de Aline e Nivaldo, o evento foi excelente, reforço que a presença e apresentações de pessoas como Catherine Elgin, Hartry Field, Wilson Mendonça, Newton da Costa, Luiz Henrique de Araújo Dutra e Osvaldo Pessoa Junior foram magnificas e de grande proveito para todos nós. E merecem também os parabéns a todos os participantes, em especial a Maria Alice da Silva (sendo essa mestranda com dissertação 'A relação entre direito e moral no positivismo moderado de Hart') e aos amigos, Nivaldo Machado, Jean Segata e ao Egon Sewald pelas belíssimas apresentações que tivemos a honra que estarmos presente.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!