27 de agosto de 2013

Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas: percurso de um grupo de pesquisa

A iniciação científica é de suma importância para a estruturação das Instituições de Ensino Superior e, principalmente, elemento indissociável na formação de futuros pesquisadores renovando, com qualidade, a comunidade científica atuante das universidades. A pesquisa científica no Brasil é considerada recente, apesar do reconhecimento de sua evolução nos últimos anos, ao passo que mais recente ainda é a constituição de grupos de pesquisa nas Instituições de Ensino Superior, especialmente nas Instituições distantes dos grandes centros urbanos e polos universitários.
Nesse sentido, o Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), com sede principal em Rio do Sul, Santa Catarina, recepciona um grupo de pesquisa que, há quase uma década, tem contribuído para o desenvolvimento científico da região. Constituído formalmente desde o ano de 2004 o Grupo de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas reúne professores, acadêmicos e pesquisadores de diversas universidades brasileiras, além e especialmente dos próprios graduandos e egressos da Instituição de Ensino Superior na qual está vinculado, contando com 23 pesquisadores e 32 estudantes cadastrados no Grupo e no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O Grupo está sob a coordenação do professor Doutor Nivaldo Machado e possui como principais linhas de pesquisa: Aprendizagem e Cognição, Filosofia da Ciência, da Linguagem e Lógica, Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, Inteligência Artificial, Neurofisiologia, Psicologia Evolucionária e Neurociências.
Destaca-se como uma das contribuições do grupo à democratização da ciência o desenvolvimento deste blog que, desde 2007, registra mais de 120 mil acessos e recebe visitantes de países como Turquia, Estados Unidos, Holanda, Japão, Alemanha, Angola e Rússia. O blog tem o objetivo de divulgar os estudos do grupo em torno das linhas de pesquisa, agenda de eventos científicos da área, vídeo-aulas, dicas de livros e artigos dos próprios pesquisadores, mas também é utilizado como alavanca de contato direto e prático entre pesquisadores do próprio grupo e de grupos pelo Brasil e mundo. Além disso, o blog já conquistou o selo de certificação da revista Mente Cérebro e do concurso TopBlog nas edições de 2010, 2011 e 2012.
Outro resultado importante é que o Grupo de Pesquisa aprovou em 2011 um Regimento Interno, que visa estabelecer as normas e princípios que norteiam todos os membros da equipe de pesquisa e que guiam todas as atividades realizadas. Os integrantes do Grupo registram também constante participação e apresentação de trabalhos em eventos científicos renomados como ANPOF, Principia, Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe e Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unidavi (CIEPE). 
Outro momento importante foi à vinda a Rio do Sul, em 2008, do professor Doutor João de Fernandes Teixeira, um dos mais respeitáveis pesquisadores em Filosofia da Mente no Brasil e que além de ministrar palestra em evento acadêmico da Unidavi, conheceu membros do grupo. Da mesma forma demais pesquisadores com trabalhos reconhecidos fazem parte do percurso do Grupo de Pesquisa, desenvolvendo com regularidade minicursos, mesas redondas e demais atividades que complementam a formação dos membros do grupo. Há de se ressaltar ainda que, vê-se como resultado, a constante participação e envio de trabalhos para importantes revistas, anais, bem como a organização e participação na elaboração de livros pela Editora da própria Instituição de Ensino.
Outro aspecto a mencionar é que o grupo realiza mensalmente um encontro com duração de quatro horas para discutir e destacar impressões acerca da temática já previamente trabalhada no blog antes do encontro, e também para compartilhamento de noticias de interesse. Importante frisar que nos encontros mensais a presença se faz em sua grande parte pelos graduandos da Unidavi, fazendo com que o grupo assuma a característica de iniciação cientifica voltada para os membros da própria sociedade e região. Esclarece-se ainda que o Grupo assume o aspecto interdisciplinar, agregando pesquisadores e estudantes de diversos cursos entre eles Filosofia, Psicologia, Direito, Educação Física, Química, Jornalismo, entre outros.
O Grupo de Pesquisa Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas é o grupo com a mais concentrada produção científica da Unidavi, com excelente repercussão no meio cientifico, sendo referenciado inclusive por universidades federais onde a prática da pesquisa científica é mais comum e desenvolvida. No entanto, o percurso do Grupo de Pesquisa foi marcado também por desafios especialmente quanto a sua manutenção e consolidação. Sabe-se que a pesquisa cientifica no Brasil é recente, o que leva a considerar que numa cidade do interior como Rio do Sul, com um Centro Universitário que conta com menos de cinquenta anos, o desafio de instrumentalizar a iniciação científica de forma eficaz e organizada não foi um objetivo simples de se concretizar.

Nivaldo Machado
Rafaela Sandrini
 Monique Beppler do Amarante
 Elizeu Oliveira
Daniela Parma Silveira



3 comentários:

  1. Monique e Rafaela, fico muito contente em tê-las como representantes do nosso Grupo de Pesquisa Junto ao Fórum da ACAFE.

    Estamos muito bem representados.

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que a participação no Fórum da Acafe será valiosa. Teremos oportunidade de fazer novos contatos, explorar as atividades de pesquisa realizadas em outras Universidades de SC, bem como formar ciclos de produção científica com outros grupos.

    Acredito também que o nosso grupo conquistará ainda mais visibilidade no cenário da produção científica séria e pontuada.

    Agradeço desde já a oportunidade de representar o grupo com meus colegas membros, e também registro que esse resultado é fruto da luta especial do Prof. Nivaldo e dos estudantes e pesquisadores que não desistiram de continuar desenvolvendo suas pesquisas com excelência.

    Parabéns a todos! E logo traremos o resultado deste evento! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos do grupo. Nivaldo parabenizo muito você por tanto esforço e dedicação a área da pesquisa.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!