14 de novembro de 2012

Colaborador do Grupo de Pesquisa publica artigo sobre autômatos zumbis em revista nacional

Acaba de ser publicado na edição de novembro da revista Filosofia Ciência & Vida, o artigo “Autômatos zumbis e a mente”, do professor e também colaborador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, Gustavo Leal Toledo. No texto, Toledo fala sobre a história dos autômatos e como a existência de tais seres influenciou o pensamento filosófico e o modo como nós vemos o mundo e a nossa própria mente.

O artigo, que é uma adaptação do segundo capítulo da dissertação defendida por Toledo em 2005, terá uma versão publicada pela Editora Unidavi no livro “Entre o filósofo e o cientista: poderá uma máquina sentir saudade?” escrito em coautoria com o professor e coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, Nivaldo Machado. O material também está disponível on-line no portal Ciência e Vida.

Gustavo Leal Toledo é Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades da Universidade Federal de São João Del-Rei.

3 comentários:

  1. Realmente fascinante, um exemplo de automato muito sofisticado para a atualidade é um criado há 200 anos atrás, o "Autômato de Maillardet",que é capaz de escrever e desenhar utilizando a força dos motores de corda, transferida por ligações em seu braço direit. Para quem deseja conhecer sobre ele há uma boa descrição no The New York Times.

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Leal-Toledo é um dos integrantes de nosso grupo de pesquisa que tem uma efetiva colaboração em nossas pesquisas. Tenho mais uma vez a grata oportunidade de estar escrevendo uma obra com ele - ENTRE O FILÓSOFO E O CIENTISTA: PODERÁ UMA MÁQUINA SENTIR SAUDADE? - que nos próximos dias estará chegando da editora.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos os envolvidos, tenho certeza de que será mais uma obra repleta de ótimos argumentos e ponderações...Parabéns...
    Assim que estiver disponível,avise-nos, pois tenho certeza que todos gostarão de se debruçar, ler e refletir sobre mais uma obra da editora Unidavi.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!