30 de outubro de 2012

Integrantes do Grupo de Pesquisa participam do XV Encontro Nacional de Filosofia da Anpof

As acadêmicas Denize Carolina Cunha, Monique Beppler Do Amarante, Gabriela Cristofolini e Aline Lopes e o coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Cognição, professor Nivaldo Machado, participaram entre os dias 22 e 26 de outubro do XV Encontro Nacional de Filosofia da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof).

O evento foi realizado em Curitiba (PR) e contou com diversas atividades como sessões plenárias, ciclos de conferências, sessões de cinema e filosofia, debates, encontros e lazer.

Os representantes do Grupo de Pesquisa tiveram a oportunidade de consolidar e ampliar o diálogo com outros grupos de pesquisa e participar de diversos GTs, entre eles, epistemologia analítica, lógica e ontologia, ceticismo, lógica, filosofia da ciência e filosofia da linguagem.

Puderam assistir também à apresentação do grande estudioso em Filosofia da Mente no Brasil, o professor, filósofo e escritor João de Fernandes Teixeira, e conhecer o lógico e filósofo Newton da Costa. “Foi uma experiência indescritível estar ao lado e poder conversar com o célebre lógico Newton da Costa, um dos principais fundadores da lógica paraconsistente”, relata a acadêmica Denize Carolina Cunha.

Outra grande novidade é que o Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Cognição foi convidado para estruturar um novo GT de Epistemologia das Neurociências e Neuroética.

De acordo com o professor Nivaldo Machado, apesar de o encontro ser destinado a mestrandos e doutorandos de Filosofia, a participação de estudantes do grupo é importante para que eles possam conhecer o que vem sendo produzido na área e tenham contato com pesquisadores de outras universidades do Brasil e do mundo.

Texto e Edição de Rafaela Sandrini
Colaboração: Denize Carolina Cunha

7 comentários:

  1. Caros amigos,

    De fato a participação nesta ANPOF trouxe para nosso grupo ótimos resultados. Principalmente no que se refere ao novo GT em Epistemologia das Neurociências e Neuroética.
    Teremos agora muito trabalho pela frente, todavia, nosso objetivo de amplicar os contatos e aprofundar as pesquisas encontrou diversos pesquisadores que tinham desejos em comum.
    De modo específico queria deixar aqui registrado meu agradecimento aos pesquisadores: Carlos, Gustavo, Leonardo e Gabriel por terem junto conosco a iniciativa de criar este novo GT. E é claro, um agradecimento sempre especial ao professor João de Fernandes Teixeira pelo irrestrito apaio as nossas pesquisas.

    ResponderExcluir
  2. Lamento de fato não poder ter participado, mas com certeza a socialização com diversos tipos de conhecimento aumenta o anseio á busca de resultados, Parabéns ao Grupo de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, especificamente aos participantes, por terem buscado essa experiência e parabéns ao Nivaldo pela iniciativa em participação de tal evento.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos,

    A participação no XV Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF nos proporcionou um constante aprendizado e experiências inesquecíveis e isso foi possível através do voto de confiança e estímulo à pesquisa.

    A finalidade da participação foi alcançada. O diálogo com outros grupos de pesquisa até mesmo de outros países. Diálogo no sentido específico de produzir conhecimento do outro para si, e de si para outro. Tornando possível uma consolidação e ampliação da interlocução com estes grupos o que favorece tanto o acadêmico, como a própria universidade.
    Ressalto a experiência indescritível de estar ao lado e poder conversar com o célebre lógico Newton da Costa. Experiências como essas, aumentaram a curiosidade e a vontade de saber, base do espírito científico do pesquisador.
    Sem pesquisa não há ensino.

    Agradecimento em especial à motivação do professor Nivaldo Machado a desenvolver atividades de pesquisa e considerar a iniciação científica uma atividade de vital importância para a formação de jovens pesquisadores.

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi uma grande oportunidade para novos contatos e divulgação dos trabalhos do Grupo. A qualidade do encontro é surpreendente, mestres e doutores de todo Brasil dispostos a evoluir em termos de pesquisa nas diversas ramificações da Filosofia. O contato com Newton da Costa então nem se fala, foi emocionante, que lição de persistência, tenho certeza que passamos a admirá-lo ainda mais depois deste encontro. A oportunidade de estar na mesma sala com Joao Teixeira ouvindo-o também foi gratificante. Agradecemos também ao Nivaldo pelo apoio e grande inspirador de desafios para o Grupo. :)

    ResponderExcluir
  5. Verdade, só de estar na mesma sala fiquei inteligente por osmose!!! Incomparável!!

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!