30 de janeiro de 2012

2012 será marcado por vários eventos na área de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas no Brasil

O ano de 2012 será marcado por vários encontros, congressos e conferências na área de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas. O calendário de eventos inicia em março, com o II Encontro Ciências e Cognição. O encontro vai acontecer entre os dias 28 e 30 de março, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e vai reunir atividades voltadas para o estudo multidisciplinar dos fenômenos cognitivos.

Serão abordados trabalhos relacionados com os temas: Transtornos de Aprendizagem (TDAH, Dislexia, Afasia), Neuroeducação, Neuroestética, Processos Cognitivos (Modelos Mentais, Leitura, Escrita), Divulgação, Alfabetização Científica e outros.

Em maio vai acontecer a I Conferencia de Epistemologia Social. O evento será promovido entre os dias 22 e 24, na PUCRS. O tema será “Epistemologia Social: sobre a dimensão social do conhecimento”. Um dos destaques da conferência é o lançamento oficial do GP Epistemologia Social (CNPq) e do livro “Epistemologia Social: sobre a dimensão social do conhecimento”.

Ainda no primeiro semestre de 2012, será realizado o IIº Congresso da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica. O evento vai acontecer entre 4 e 6 de junho, na Universidade Federal do Ceará, e vai contar com a participação de conferencistas convidados. Há também a possibilidade de apresentação de trabalhos e a organização de mesas redondas.

Outro importante evento na área de Filosofia neste ano é o XV Encontro Nacional da Anpof. O evento vai ser realizado de 22 a 26 de outubro, em Curitiba (PR).

Todos este eventos se configuram como um importante estímulo às pesquisas e reflexões na área e demonstram a importância que os debates em torno da Filosofia da Mente e das Ciências Cognitivas têm conquistado no âmbito acadêmico.

Mais informações sobre os encontros, congressos e conferências podem ser obtidas no link Eventos do Blog Filosofia da Mente e Cognição.

5 comentários:

  1. estamos sempre atualizando a página de eventos do blog, se alguém souber de mais eventos na área, mande um e-mail para nós que colocaremos o evento lá!

    um abraço

    ResponderExcluir
  2. Este ano a UNIDAVI estará mais uma vez abrindo a possibilidade para seus estudantes participarem do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.

    ResponderExcluir
  3. Os eventos são ótimas oportunidades para divulgarmos os nossos trabalhos, sem falar que é muito importante para grupo de pesquisa. É interessante sempre ficarmos atentos aos eventos, se eu souber de algum, comunicarei!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. É muito bom atualizar a página, assim ficamos por dentro do eventos. Quando souber de algum também vou avisar!

    Abraços

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!