3 de dezembro de 2011

Pesquisadores apresentam trabalhos e realizam visitas técnicas em laboratórios e Hospitais de São Paulo

 As pesquisas do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Cognição da Unidavi ganharam grande visibilidade entre pesquisadores de outras universidades do país. É que as acadêmicas Viviane Ulmann, Patrícia Fuchter e Michele Schiestel participaram entre os dias 21 e 24 de novembro do Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP). 

O evento aconteceu no campus de São Paulo, Ribeirão Preto, Piracicaba e São Carlos. Além da apresentação de banners, as alunas participaram de visitas técnicas, cursos e aulas práticas em laboratórios e hospitais. As estudantes foram acompanhadas pelos professores Luis Otavio Matsuda e Josie Budag Matsuda.

“Nossa participação no simpósio foi muito proveitosa e serviu para reatar contato com pesquisadores das áreas de Biotecnologia, Fisiologia, Psicologia, Neurociências e Saúde”, explica o professor Luis Otavio Matsuda. 

Durante a viagem, as alunas viram experimentos de clonagem, cultivo de células, fabricação de medicamentos e também experimentos na área de neurociência e psicologia. Na cidade de São Paulo, visitaram departamentos e setores do Hospital das Clínicas. “Os alunos conheceram a rotina da Psicologia Hospitalar Infantil e ficaram sensibilizados com as explanações de casos clínicos e visitas aos departamentos de Oncologia infantil e setor Neonatal do HC”, complementa Matsuda. 

No último dia de evento, as acadêmicas do grupo participaram ainda de uma palestra e de uma aula no biotério do Centro Universitário Barão de Mauá, com a renomada Fisiologista professora Doutora Eneida Pereira de Aguiar, membro permanente do Concea (Conselho Nacional de Controle e Experimentação Animal), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Na palestra foram abordados temas como ética nas pesquisas em seres humanos e animais, biotérios e aspectos jurídicos que podem ser úteis para a Unidavi e para o Grupo de Pesquisa Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.

Cursos em Neurociências poderão ser realizados em Rio do Sul
 
A participação de integrantes do Grupo de Pesquisa no Simpósio em São Paulo resultou em várias novidades para a equipe de pesquisa.

É que durante a viagem, os acadêmicos e professores realizaram uma visita técnica ao Laboratório de Processos Associativos, Controle Temporal e Memória, coordenado pelo renomado pesquisador das neurociências Professor Titular José Lino Oliveira Bueno, do departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.  

Os estudantes e os professores Luis Otavio Matsuda e Josie Budag Matsuda foram recebidos pelos pesquisadores da equipe do laboratório, o Ph.D Francisco Nather e a Ph.D Danielle Marcílio Judice Daher que apresentaram o laboratório e as pesquisas científicas desenvolvidas no setor. Os professores da Unidavi convidaram os pesquisadores para ministrarem cursos de Neurociências em Rio do sul o convite foi recebido com entusiasmo pelos cientistas Francisco Nather e Danielle Marcilio Judice Daher.

Outra novidade é a possibilidade de realização de um curso para o grupo e alunos de Iniciação Científica da Unidavi sobre pesquisa científica ministrado pelo Ph.D Renè Oliveira Beleboni (prêmio jovem cientista) que se interessou em oferecer a capacitação. Beleboni relatou que é necessário um know-how específico para publicações de revista de impacto e grandes experimentações. 

Dr. Renè Oliveira Beleboni foi Guest-Editor das Revistas Internacionais Comparative Biochemistry and Physiology (A e C) (Elsevier) (2005-2008) e Annual Review of Biomedical Sciences (2008), possui cerca de 15 premiações/distinções acadêmicas, é revisor de mais de 15 periódicos internacionais. Têm captado auxílio financeiro e bolsas como coordenador e colaborador em projetos junto a FAPESP, CAPES e CNPq. Tem experiência na área de Biotecnologia e Bioquímica, com ênfase em Neuroquímica e Neurobiologia, além de Farmacologia e Prospecção de Ativos Naturais. Beleboni foi parecerista da pesquisa do Prof. Luis Otavio Matsuda.


6 comentários:

  1. Sem dúvida nenhuma foi uma viagem produtiva em muitos aspectos, só temos a agradecer aos Professores Mestres Luis Otavio Matsuda e Josie Budag Matsuda pelo empenho.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns especial ao Professor Matsuda e a Professora Josie Matsuda por abrirem novas possibilidades de pesquisa quem muito contribuem para o crescimento de nossos trabalhos!

    ResponderExcluir
  3. muito bom. Parabéns a todos por abrir todas estas portas para o grupo.

    um abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns principalmente para os orientadores por efetuarem esse trabalho.É perceptível que esse trabalho exposto além de proporcionar uma experiência crescente para as acadêmicas, possibilitou uma gratificante contribuição para pesquisa, o reconhecimento do grupo de pesquisa e também da própria universidade.

    ResponderExcluir
  5. Alunos(as), pessoal e Amigo Nivaldo; muito obrigado pelas considerações! A paixão pela ciência é a minha motivação!
    Estaremos "lutando" por algo maior no próximo ano...

    abraços

    Matsuda e Josie

    ResponderExcluir
  6. Foi um momento marcante e que poderá acontecer mais vezes se depender da nossa capacidade e dedicação, assim como foi em 2011!
    Agradeço ao nosso orientador Prof. Matsuda. Sem você não estaríamos la.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!