15 de setembro de 2008

Destaques da 8ª Semana de Psicologia da Unidavi

Cerca de 200 pessoas participaram das palestras, mesas redondas e oficinas ministradas durante a 8ª Semana de Psicologia da Unidavi. O tema do evento realizado entre os dias 25 e 28 de agosto foi “Interdisciplinaridade na Psicologia: Desafios Contemporâneos”. A Semana recebeu acadêmicos de psicologia, educação física, direito, jornalismo, ciências biológicas, psicólogos formados pela Unidavi e membros da comunidade.
__________________________________________________________

Saiba o que foi destaque em cada um dos quatro dias do evento:

Dia 25: Foi com o auditório do Bloco G lotado que os professores João de Fernandes Teixeira e Brigido Vizeu Camargo abriram a 8ª Semana da Psicologia da Unidavi. Tendo como tema a “Interdisciplinaridade na Psicologia”, os dois palestrantes falaram sobre a necessidade de um maior rigor científico na psicologia. Camargo atentou para a necessidade e urgência de um refinamento conceitual na disciplina. Teixeira ainda salientou que a sofisticação na psicologia é imprescindível haja vista a rapidez com que se desenvolvem as diversas ciências da mente. A interdisciplinaridade é processo irreversível e que vai chegar muito rápido. A psicologia precisa estar preparada para “não perder o bonde da história”, complementou Teixeira.

Dia 26: Com mais de 70 inscritos, a oficina “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) Mito ou Realidade” ministrada pela professora e psicóloga clínica Nina Garcia Taboada foi uma das mais prestigiadas pelo público acadêmico. Nina falou sobre os mitos e equívocos criados em relação ao TDAH , resultado da falta de formação e informação científica sobre ao transtorno. Segundo ela, essa estigmatização não só atrapalha a atuação do psicólogo como também contribui para que muitos casos de TDAH nem cheguem às clínicas psicológicas.

Dia 27: No dia do psicólogo, a mesa redonda "Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas: do Homo Sapiens ao Robô Sapiens” realizada pelo grupo de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas recebeu um público heterogêneo e multidisciplinar. Participaram do debate de acadêmicos de direito, jornalismo, educação física e ciências biológicas, além de membros da comunidade. Através de uma explanação introdutória sobre a Filosofia da Mente e as Ciências Cognitivas, os palestrantes enfatizaram a importância da Filosofia da Mente no processo da interface da psicologia com outras disciplinas e na construção de uma teoria da mente unificadora entre as ciências da mente.

Dia 28: O último dia do evento foi dedicado ao tema “Mercado de Trabalho e o Curso de Psicologia da Unidavi”. O coordenador e professor do curso Maurício Campos trouxe para os acadêmicos um panorama geral sobre as exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Egressos do curso puderam falar um pouco de suas experiências profissionais, e de como a formação acadêmica é insuficiente para quem deseja exercer a profissão. Enfatizou-se a necessidade que o profissional de hoje tem em buscar uma formação complementar e especializada para trabalhar com ética e obter sucesso.
__________________________________________________________

Umas das questões que mais ganhou repercussão durante a 8ª Semana da Psicologia da Unidavi foi a redução da psicologia à neurociência: Será que em breve tudo o que tratamos como sendo do campo da psicologia será reduzido a teorias neurocientíficas? Nosso próximo post vai falar um pouco mais sobre esse assunto.

8 comentários:

  1. Essa oficina ficará na história! Ótimas palestras de abertura e encerramento, e excelentes professores apresentando oficinas diversificadas para os estudantes! Estão todos de parabéns! Agora é caprichar para a próxima semana instigue tantas reflexões como essa!

    ResponderExcluir
  2. parabéns, muito boa matétia!

    foi uma ótima semana, e aposto que esteja entre uma das melhores do país, em questão do nível das discussões e da presença do professor João Teixeira.

    que venham as próximas...

    ResponderExcluir
  3. Fazer ciência de verdade é um dos principais sustentáculos de uma universidade de qualidade; e este evento foi um autêntico evento científico!

    Parabéns aos organizadores da Semana da Psicologia da UNIDAVI e ao grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e CIências Cognitivas!

    ResponderExcluir
  4. Olha a semana da psicologia
    foi um sucesso
    espero que um dia a EDF tenha uma asim

    Parabens para os organizadores

    ResponderExcluir
  5. ola pessoal parabens pelo grupo de pesquisa acho muito interessante esse assunto e valido para nós academicos que pretendemos estar nos interagindo num grupo de pesquisa atualmente ou futuramente.
    sandra...

    ResponderExcluir
  6. olha Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas é uma aréa muito interessante , então foi um sucesso a semana da psicologia na unidavi
    meus parabens aos organizadores

    "Anderson Martins"

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela semana.
    Muito 10, excelentes palestras. Concerteza enriqueceu e muito o conhecimento de quem participou.
    Deveria de trazer muito mais esses tipos de palestras, bancas e oficinas, não só na psicologia, mas sim para todos os outros cursos.

    Jeferson Vandresen
    4ª Fase - EDF - UNIDAVI

    ResponderExcluir
  8. A semana da psicologia foi excelente. Junto com a grandiosa presença do Professor João Teixeira.

    Parabéns a todos os organizadores.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!