15 de março de 2008

Mente e Cérebro - uma questão, a priori, filosófica

A questão mente-cérebro se apresenta necessariamente como sendo filosófica, porque de modo geral problemas conceituais sempre permearam esse âmbito do saber.
A filosofia sempre buscou meios lingüísticos de adequar o interno humano com o mundo real de maneira verdadeira.
Toda a história da humanidade foi marcada por discursos que ora reforçavam um dualismo (estados físicos diferentes de estados mentais), ora um materialismo (estados mentais como variações de estados físicos).
Como salienta o professor e mestre em filosofia Rafael de Oliveira Vaz, “a mente é um problema filosófico porque a sede do pensamento seja cérebro, espírito ou propriedades supervenientes, é a pedra fundamental da visão de natureza humana e de suas conseqüentes propriedades, conceitos necessários para qualquer ontologia que inclua o homem (e suas peculiaridades) dentre os entes que dela façam parte.”
E o surgimento da Filosofia da Mente- aliada aos avanços da ciência e à sofisticação de argumentos filosóficos - trouxe mais subsídios e possibilitou o refinamento de argumentos e contestações referentes à questão que sempre instigou o homem: desvendar a caixa preta!

7 comentários:

  1. Eu chegaria a dizer que nos dias atuais é quase impossível demarcar claramente o âmbito que separa a tarefa científica da especulação filosófica. Ambas abordagens caminham necessariamente juntas (chegando a se confundirem em diversos momentos) na tentativa de resolução do problema mente-cérebro. Filosofia sem ciência pode facilmente se tornar num retorno a algum tipo de cosmogonia....ciência sem filosofia pode ser infantil!

    ResponderExcluir
  2. As idéias existem independentemente dos homens? Se não, elas são resultado da nossa experiência, seja individual, seja coletiva. Se sim, transcende o humano. Falta-nos conhecimento, domínio de nossas próprias capacidades mentais para responder essa questão. Começamos a pensar antes mesmo de ter consciência de nossa própria existência, tampouco necessitamos respondê-la para desfrutarmos de uma vida mediana.

    ResponderExcluir
  3. Como já dizia Einstein, só usamos uma minúscula parte de nosso cérebro (coisa de no máximo 6%). A medida que vamos aprendendo vamos treinando também outras partes do cérebro. Certas pessoas tem capacidade para fazerem coisas que poucos acreditam que sejam possíveis de serem feitas. A verdade é que temos muito o que aprender com nosso próprio cérebro, essa super máquina pensante.

    ResponderExcluir
  4. As idéias são independentes das pessoas e são resultados de experências e atos próprios.

    ResponderExcluir
  5. E ai quanto tempo o nosso celebro filosoficamente agüenta a o pensar (usar a mente intensivamente)?
    Na minha opinião e isto que atrapalha o limite do ser humano.
    Separando os grandes dos pequenos, este por fim e o nosso mundo.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da postagem. Gostei muito. faz um tempo que tenho o blog Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas add nos meus favoritos, mas não tenho lido muito pois estava agarrada em dois livros, Além do Bem e do Mal e Humano, demasiado Humano do Nietzsche e além disso estou numa correria muito louca atrás de emprego ... Bom, no mais ... sou graduada em Educação Física mas tenho uma paixão por Filosofia e or Psicologia ... essa paixão começou quando uma amiga me emprestou o livro Assim Falou Zaratustra ... depois disso não parei mais de estudar, pesquisar ... Estou muito interessada em aprender mais e mais sobre as questões a filosofia da mente da psicologia e espero aprender muito aqui neste blog!

    ps: Este ano vou tentar vestibular para Filosofia :)

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!