17 de fevereiro de 2008

Onde estou eu? (D. Dennett)

" Serão mente e cérebro uma só e mesma coisa? Será o cérebro o produtor da mente? Ou apenas seu hospedeiro biológico? afinal...qual a natureza do mental?" (J. Teixeira)
Aos instigados por essas e demais questões que envolvem a filosofia da mente, bem como as ciências cognitivas...sejam bem vindos!!

*Texto de Daniel Dennett disponível na íntegra no portal de Filosofia da Mente. Link: "Onde estou eu?"

8 comentários:

  1. A Filosofia da Mente e as Ciências Cognitivas estão nos últimos anos sendo um dos principais focos de pesquisa interdisciplinar aproximando de forma muito significativa os avanços da ciência em geral com a sofisticação da argumentação filosófica.
    Nosso Grupo de pesquisa trabalha em diversas linhas que dentre elas podemos destacar: Filosofia da Mente, Ciências Cognitivas, Neurociências, IA, Filosofia da Lógica e da Linguagem, Cognição e Aprendizagem, Psicologia Evolucionária (mais informações podem ser obtidas no site do cnpq: www.cnpq.br - DGP; no orkut: Filosofia da Mente e Cognição; no portal de Filosofia da Mente no Brasil: www.filosofiadamente.org

    um abraço a todos

    Prof. Nivaldo Machado

    ResponderExcluir
  2. Todos nós possuímos essa forte impressão de sermos um fantasma controlando uma máquina.. mas alguém já viu o tal fantasma? Conhecemos neutrinos, equacionamos léptons e p-branas, e cadê o fantasma? E mesmo que exista, apenas uma hipótese que explicasse a mente por meio de processos determinísticos seria de fato um teoria da mente, não? Não adianta nada por exemplo supor um observador dentro do cérebro de modo que entremos em um ad infinitum.

    Teorias que descartam dualismos são muitas vezes acusadas de não serem intuitivas, mas qualquer explicação que ultrapasse o senso comum não é contra-intuitiva?

    Não há teatro cartesiano, isso quer dizer que não há lógica em interpretar um observador separado dos pensamentos?

    ResponderExcluir
  3. Caro Renato,

    Suas inquietações são clássicas nas discussões em Filosofia da Mente. Sugiro que passe para dar uma olhada no link: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=11417552

    e se interessares....talvez possas contribuir em nossas discussões.

    um abraço

    Prof. Nivaldo

    ResponderExcluir
  4. Olá Renato,

    As discussões deste mês, inclusive, estão focadas no tema: Herança Cartesiana.
    O dualimso de Descartes, apesar de ter sofrido fortes objeções ainda não foi completamente abolido.Vestígios do cartesianismo estão presentes principalmente na nossa linguagem. Nosso vocabulário contém muitas características de distinção entre substância física e substância mental. E esses são sinais, de acordo J. Teixeira de que não nos livraremos tão facilmente da herança cartesiana!!

    suas ponderações são interessantes...
    e cadê o fantasma?
    talvez na clândula pineal ?! haha

    bem vindo ao blog e às discussões!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Sintam-se bem-vindos os que ainda não conhecem! O Grupo de Pesquisa "Filosofia da mente e ciências cognitivas" vem trazendo várias discussões que contemplam diversas áreas do conhecimento. Afinal, será possível uma conceituação de mente sem que esta gere controvérsias? Seria mente e comportamento sinônimos ou um "causa" o outro? Mente e corpo seriam a mesma coisa, ou substâncias diferentes?
    Estas são algumas das questões que nosso grupo discute e tenta responder... mais interessados, visitem nossa comunidade.
    Abraços, Luciane

    ResponderExcluir
  6. Impossível que a IA, venha sobrepor a inteligência humana. Tamanha é a prepotência do homem, muito evoluiu no campo da ciência, mas jamais irá fazer algo que supere ele mesmo na inteligência. Pois tem dificuldade de conduzir a si mesmo. O que fizer poderá ajudar muito como também atrapalhar. Resolver os problemas psíquicos jamais, para isso teria que se resolver no mundo. Em nome da ciência o homem busca cada vez mais o impossível para sua própria vaidade, mas não reflete onde já errou e que precisa mudar. Vamos filosofar eternamente sobre o homem e o mundo em que vive, fazendo suas invenções hora para o bem hora para o mal. Mas o homem mal resolvido como é, só poderá criar algo mais complicado que ele, e não perfeito que o supere. Não passa de pobre, miserável e nú, que poderia ser muito mais bem sucedido se reconhecesse o seu limite, mas enquanto acha que pode igualar a Deus por vaidade, conhecerá sempre a angústia e o sofrimento. A idéia de mente chegará ao fim para quem não tem idéia da mente que possui. Se não tem idéia a mente já não existe, se não existe o que pode planejar? Mente significa: Faculdade de conhecer, inteligência poder intelectual, concepção, imaginação, intuição, intuito e plano. Se a mente acaba, não acabaria tudo?

    ResponderExcluir
  7. Se é uma coisa só ainda não sabemos, é muito dificíl talves até admitir que não somos seres que se diferenciam de qualquer outro ser ou de qualquer outra coisa no universo. talvez pelo fato de nós termos sido educados com essa concepção: de que somos "especiais", diferente de todo o resto e de tudo que existe no mundo.É muito forte isso, e mais difícil ainda aceitar que as pessoas que dizem que nós não estamos no topo do mundo podem ter razão. Difícil pensar onde ficam então meus sentimentos minhas emoções, o meu "eu", a miha capacidade de pensar sobre isso. Da uma pane legal no sistema!
    Mas pode ser que sim,já descobrimos tantas coisas?

    ResponderExcluir
  8. A filosofia da mente é um tema de grandes opiniões, pois nossa mente tem várias funções e muitas delas ainda são questionadas por grandes estudiosos da área....
    É um campo que vem avançando muito recentemente. Cada vez,busca-se mais pesquisas e surge mais curiosidade para saber como nossa mente realmente funciona, e como agimos parante ela.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!