O Grupo de Pesquisa em
Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas realizou no sábado, dia 05, a mesa
redonda “A inflação das Neurociências’, com a participação do antropólogo e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Jean Segata, do filósofo e coordenador do grupo de pesquisa, Nivaldo
Machado, e dos intermediadores Mickhael Bachmann, professor e mestrando em
Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Rafaela Sandrini,
mestranda em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina.
O evento iniciou às
14h, na sala nobre da Unidavi, em Rio do Sul (SC), e tinha como proposta
discutir a centralidade que o cérebro vem ganhando nas discussões em Filosofia
da Mente e algumas confusões conceituais que norteiam muitos dos debates na área, entre eles o próprio problema mente-cérebro.
O encontro contou com
a participação de integrantes do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e
Ciências Cognitivas, professores da Unidavi, estudantes de outras instituições e
membros da comunidade.
Fotos: Denize Carolina Cunha.
Agora temos que nos centrar para o IV CIEPE e ANPOF!!!!
ResponderExcluirA mesa redonda foi ótima e serviu como uma prévia do que será discutido nesses próximos eventos!!
ResponderExcluirNossos agradecimentos ao professor Jean pela disponibilidade em participar e conduzir esse debate e ao professor Nivaldo por promover o encontro!!
Abraços
Parabéns professor Nivaldo por ter promovido esse encontro, ao professor Jean Segata pela excelente discussão proporcionada e a vocês Michkael e Rafaela que foram os debatedores! Eventos assim são sempre bem vindos e agregam muito ao grupo de pesquisa!
ResponderExcluirAbraços.
Triunfar pelos mundos dos estudos é sempre muito demorado. Atalhos que podem ser rápidos nem sempre são os melhores, por isso o estudo acaba sendo observado com receio, em países como o nosso. Principalmente onde este estudo pode demorar anos para dar frutos.
ResponderExcluirO resultado destes autores: Jean e Nivaldo, já são como as estações; dão frutos em suas épocas. E muitos destes frutos já tornaram-se sementes, como o próprio Jean citou-me, apresentando o Blog e obras do Nivaldo Machado e membros do grupo de pesquisa aos Professores, Nicolelis e Sidarta Ribeiro.
Os diversos livros que eu já li e os artigos produzidos pelo grupo aqui da Unidavi, através da orientação do Nivaldo, são reflexo disto. Reflexo de autores envolvidos com a produção científica, com uma rede de grupos interessada em transmitir e ensinar.
Parabéns a vocês dois, E Um Forte Abraço a Todos,
Edson Stofela.
Eu me senti lisonjeado pelo convite. Confesso também que me senti muito insuficiente para discutir algo que passa um pouco do lado do que eu costumo estudar. Mas o grupo é ótimo - receptivo, instigante, interessado e inteligente. Aí, então, fica fácil se sentir bem.
ResponderExcluirAgradeço a todos, e em especial, o meu amigo e professor, Nivaldo Machado. O que sei de Filosofia da Mente é resultado dos seus ensinamentos e tudo o que eu tenho errado nessa discussão, é culpa minha por não ouvi-lo. Agradeço, igualmente a ele e aos responsáveis pelo andamento do dia a dia do grupo, pela ótima acolhida e condições de trabalho naquela tarde de sábado. Estava impecável.
Espero nos vermos logo.
Jean e Daniel,
ResponderExcluirEsperamos vocês agora no IV CIEPE!!! E tenho certeza que durante a ANPOF poderemos ainda mais estreitar nossas laços de pesquisa!
Meu Caro e Nobre Edson... suas palavras são sempre notáveis e nos faz, a cada dia, tentar fazer aqui no país do futebol que não venhamos a levar goleadas tão gigantescas.... Não estou falando em goleada de futebol...mas goleada em prêmio Novel, aplicação CORRETA de verbas públicas na educação (pois aumentar para 10% do PIB nos próximos anos, dentro desta mesma estrutura, é um ato mais uma vez impregnado de corrupção)...
Não gosto da história do beija flor que tentava apagar o incêndio na floresta com uma gotinha de água dizendo que pelo menos ele fazia a parte dele... Isso não funciona... Nós temos que dar um enxurrada, pelo menos, a maior possível de ética e seriedade na educação brasileira... Não existe outro caminho... SIMPLES ASSIM!