22 de março de 2016

Grupo de Pesquisa promove seminário para turma de Sistemas de Informação

Na sexta-feira, dia 18, os acadêmicos da 1ª fase do Curso de Sistemas de Informação da Unidavi receberam dois integrantes do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas para um bate-papo sobre ciência, pesquisa científica e desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Brasil.

Durante o seminário, o mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eduardo Benkendorf, e o acadêmico de Direito da Unidavi, Elizeu de Oliveira, falaram com a turma sobre como as pesquisas de iniciação científica realizadas durante a graduação podem ser importantes para a carreira dos acadêmicos e sobre as descobertas mais recentes na área de Inteligência Artificial.

Além disso, também se discutiu os problemas éticos e morais que poderão surgir com as mudanças que os avanços tecnológicos e científicos estão promovendo nas condições e capacidades humanas. A atividade foi realizada dentro da disciplina Metodologia de Trabalhos Acadêmicos, ministrada pela professora M.ª Rafaela Sandrini, e teve como proposta trazer à turma esclarecimentos sobre como funciona a pesquisa científica.

Texto: Rafaela Sandrini

Imagens: Douglas Henrique Fraga e Rafaela Sandrini

5 comentários:

  1. Rafa, agradeço o convite. Gostei muito de participar e poder falar aos seus alunos um pouco sobre pesquisa e sobre o grupo. Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Méritos à Rafa, por mais uma iniciativa de divulgar os feitos e atuações do grupo e de difundir o conhecimento científico.

    Despertar os acadêmicos para pesquisa não é uma tarefa muito fácil, mas exemplos como este parecem ser um bom caminho para uma tentativa. (:

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. Este trabalho de fomento à pesquisa é nobre! E mais nobre ainda quando num país em que a preocupação normalmente está voltada a interesses muito distantes da tal Pátria Educadora!

    Parabéns Rafaela....e que a instituição que você atua se inspire nos teus exemplos!

    ResponderExcluir
  4. Uma síntese é a reunião simultânea e imediata das premissas e da conclusão em um entendimento. Isso mostra como a consciência, que é um processo temporal e fisiológico, se conecta com o mundo de abstrações puras, estando em ambos os planos ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  5. "ao mesmo tempo" significa, assim, um tempo particular, um tempo fora do tempo, como em uma dimensão extra.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!