21 de fevereiro de 2014

Livro “Filosofia e Ciência Cognitiva” está disponível online

Está disponível desde o início deste ano, na internet, o livro “Filosofia e Ciência Cognitiva” do professor João de Fernandes Teixeira. A obra engloba ensaios publicados pela Editora Vozes em 2004 e que abordam temas da filosofia da mente, da ciência cognitiva, e outros tópicos afins.

João de Fernandes Teixeira é ensaísta, professor universitário e um dos pioneiros da filosofia da mente no Brasil. Possui dezenas de livros já publicados e sua obra norteia os estudos do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.

3 comentários:

  1. Senhores,

    Conheço muito bem esse material.... o livro é excelente e muito introdutório. Bom para quem está começando a investigar nesta área!

    ResponderExcluir


  2. Um breve assunto de minha interior atenção é a relatividade. Quando apostamos em velocidade, tempo e espaço as coisas traçam um jogo que me fascina intimamente, mas para mim e até para meu padrinho das ciências; “Albert Einstein”, isto ainda não estava tão claro naqueles dias vividos por ele. Porém,suas descobertas estão contribuindo em pesquisas para destinos que antes não estavam sendo explorados; como por exemplo: a Medicina, o diagnóstico e as cirurgias.
    Uma nova forma de separação do corpo pelo cérebro está sendo debatida e de certa forma sendo implantada com algoritmos em interface, ICM, que não se destinará somente para este fim. Os conhecedores do assunto já estudam a implantação da Brain Net, insaciável e muito mais cruel no quesito de modernidade; que se não utilizado de modo correto dentro do bom senso, confirmaremos a frase recitada pelo Professor João de Fernandes Teixeira " no dia em que a tecnologia ultrapassar a interatividade humana, o mundo terá uma geração de idiotas. "Albert Einstein". Porém não estou desprezando a Brain Net, pois tudo aquilo que é utilizado de modo incorreto traz também um desequilíbrio, seja no singular ou no plural. Destaca-se a internet como a maior descoberta desta era até então, claro sem contar com nomes importantíssimos citados pelo autor, como: Watson, Crick, que estudaram assuntos importantíssimos aplicados hoje em várias áreas da neurociência, permitindo a continuidade da pesquisa.
    Esta introdução que escrevo identifica um capítulo do livro de João de Fernades : A ilusão da neurociência, no Materialismo Eliminativo como a doutrina que sustenta a provisoriedade da psicologia e do vocabulário psicológico e sua redução a neurociência num futuro não muito distante percebe-se uma busca desta compreensão para a transformação até aqui empenhada das grandes personalidades dentro do momento histórico da neurociências.
    Dr. João Teixeira descreve uma possibilidade de estudar o cérebro como um objeto natural, e desistir do ponto de vista subjetivo. Uma posição ao meu entender de igual grandeza, difundido por aquele homen que mudou a noção de tempo.

    Edson Stofela

    ResponderExcluir
  3. Edson Stofela,

    É muito bacana ver cada vez mais, pessoas interessadas e com vontade de estudar essas temáticas. E no seu caso percebe-se que tens estudado bastante e tens já uma boa leitura. Todavia, uma dica: por favor, preze pela clareza e simplicidade no seu texto, sinceramente, não consigo entender nada do que tu escreve, seus textos são ruins. Evite torná-los densos e rebuscados, não há necessidade disso. Melhor escrever pouco e se fazer entender...

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!