21 de fevereiro de 2013

Coordenador e colaborador do Grupo de Pesquisa lançam livro

O coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas Prof. Dr. Nivaldo Machado e o colaborador Prof. Dr. Gustavo Leal Toledo lançaram no final do ano de 2012 o livro “entre o filósofo e o cientista: poderá uma máquina sentir saudade?”.

A obra, fruto das pesquisas realizadas pelo grupo, retrata o profícuo diálogo que Filosofia e Ciência têm – e precisam ter – nos dias de hoje. De forma instigante e contemporânea, os autores abordam alguns problemas centrais sobre a mente.

O livro integra a Série Cadernos UNIDAVI e pode ser adquirido gratuitamente com a Editora pelo e-mail: nivaldo@unidavi.edu.br.

Sobre os autores

Nivaldo Machado é Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, professor da Unidavi e Fundador do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas cadastrado no CNPq.

Já Gustavo Leal Toledo é Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e professor do Departamento de Tecnologia em Engenharia Civil, Computação e Humanidades da Universidade Federal de São João Del-Rei.

Texto de Rafaela Sandrini

9 comentários:

  1. Gostaria de Parabenizar ao Prof. Dr. Nivaldo Machado e ao Prof. Dr. Gustavo Leal Toledo por uma obra que evidencia justo este possivel ponto de transferencia da idade contemporanea para uma nova era. Esta evolução da consciliação mente/maquina é de incontestavel importância ser analizada.

    ResponderExcluir
  2. Queria parabenizar o Sr. Professor Nivaldo com esse trabalho espetacular, fazendo com que tivéssemos uma noção de uma nova era, com tais evoluções da mente e da maquina que com certeza, ainda tem muito que ser analisada e estudado por filósofos e estudiosos assim como o Sr. e o Dr. Gustavo Leal Toledo. Duas mentes brilhantes que nos proporcionaram tamanho conhecimento com esta obra literária. Meus Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. O Dr. Professor Nivaldo Machado juntamente com o Dr. Gustavo Leal Toledo, escreveram um livro que nos proporciona o conhecimento muito além das salas de aula. Gostaria de parabenizá-los pelo grande trabalho feito, o qual nos apresenta o tamanho conhecimento de ambas às partes, com a temática envolvendo o entrave entre a máquina e mente. Ao lermos o livro é notável o conhecimento do Dr. Nivaldo nas áreas de Filosofia da Mente e Epistemologia, mostrado em outros trabalhos publicados como “Filosofia(s)”. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Prof. Dr. Nivaldo Machado e ao Prof. Dr. Gustavo Leal Toledo pela excelente obra lançada, que nos mostra um profundo conhecimento sobre os assuntos abordados, juntamente com a relaçao entre a mente humana e a máquina.

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de Parabenizar ao Prof. Dr. Nivaldo Machado e ao Prof. Dr. Gustavo Leal Toledo,duas mentes brilhantes...... Meus Parabéns,
    por esta obra literária maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de Parabenizar ao Prof. Dr. Nivaldo Machado e ao Prof. Dr. Gustavo Leal Toledo,duas mentes brilhantes...... Meus Parabéns,
    por esta obra literária maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de parabenizar o carrânio da mecatorronica nivaldo por esta trabalho,apenas achei o preço um pouco salgado...

    ResponderExcluir
  8. Com avanços e desvendares sobre o conhecimento/funcionamento do cérebro, aparece um possível e intrigante controle total sobre o mesmo de outros. O que garante que não sejamos manipulados e "feitos a imagem da perfeição"?

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!