6 de outubro de 2011

Pesquisadores se prepararam para apresentar trabalhos no I CIEPE

 
Professores e acadêmicos do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas se preparam para apresentarem trabalhos no I Congresso Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (CIEPE) do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi), que acontece em Rio do Sul (SC), entre os dias 9 e 11 de novembro.

Os pesquisadores vão levar aos participantes e à comunidade da região, os resultados de projetos que já estão concluídos e o andamento daqueles que ainda estão sendo realizados. As inscrições para o evento iniciaram nesta quarta-feira (05/10) e a expectativa é que boa parte dos trabalhos que serão expostos no I CIEPE, sejam provenientes das pesquisas desenvolvidas no Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciëncias Cognitivas.

Os acadêmicos do grupo, sob o respaldo dos orientadores, vão apresentar projetos de pesquisa e de extensão nas seguintes áreas: Aprendizagem e Cognição, Filosofia da Ciência, da Linguagem e Lógica, Filosofia da Mente, Ciências Cognitivas, Inteligência Artificial, Neurofisiologia, Psicologia Evolucionária, e Neurociências.

Coordenada pelo professor Doutor Nivaldo Machado a equipe de pesquisa já existe há 8 anos, é a mais antiga da Unidavi, e se configura atualmente como um dos centros de pesquisa em filosofia da mente mais importantes do Brasil.

Para saber mais sobre o I CIEPE, acesse o link: I CIEPE

47 comentários:

  1. Acredito que este evento vai ser mt bacana para socializarmos nossas pesquisas. Eu vou apresentar a seguinte temática: "JORNALISMO CIENTÍFICO: DESAFIOS E PROBLEMAS DA COBERTURA DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS"

    Vou falar das discussões sobre a forma como o jornalismo científico aborda a ciência, problemas na relação cientista-jornalista, desafios e problemas que o jornalista científico enfrenta.

    Abraço e até lá!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Rafa,

    Creio que seria interessante todos os que forem apresentar postarem aqui suas temáticas!

    ResponderExcluir
  3. Muito Bacana Rafa!

    ....
    Vou apresentar sobre a distinção que Kant faz entre Fenômeno e Noumenon em sua Critica da Razão Pura. Um conceito aos moldes Kantiano de ambos, e a relação do objeto com a nossa faculdade de conhecer...

    até!

    ResponderExcluir
  4. Colegas,

    Minha temática de pesquisa é baseada no pensamento do filósofo escocês David Hume, a fim de expor a formação do conhecimento, as divisões da mente em impressões e ideias e como elas dão origem a imaginação, ficção, crença,... Porém minha apresentação no CIEPE será sobre o conceito de Hábito. Todavia, utilizando o pensamento de Hume que considera o hábito como um grande guia da vida humana. Ressaltando a relação com a “consciência”, experiência e com os fatos do futuro. A elucubração de Hume a respeito do termo é muito interessante, diferente do conceito atribuído por muitos.

    Abraço!

    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. Que interessante...
    O nome da temática que apresentarei é: "Análise Histológica e Morfométrica do Músculo Gastrocnêmio de Camundongos Submetidos a Treinamento Físico em Esteira Rolante".
    Será sobre uma pesquisa que estamos realizando no laboratório de biologia, na qual analisamos e comparamos lâminas de tecido muscular de camundongos que foram submetidos a exercício físico com os camundongos sedentários.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá pessoal!
    Meu trabalho é semelhante ao da Viviane, porém meu objeto de estudo é o osso, ao invés do músculo.

    Projeto de pesquisa intitulado “ÁNALISE HISTOLÓGICA E MORFOMÉTRICA DO OSSO FÊMUR DE CAMUNDONGOS SUBMETIDOS AO TREINAMENTO FÍSICO EM ESTEIRA ROLANTE”,onde comparamos células ósseas de animais que realizaram os exercícios com células de animais sedentários, tendo como objetivo a investigação da ocorrência de efeitos fisiológicos nas células ósseas, resultantes da carga imposta pelo exercício físico, a fim de conhecer e compreender os benefícios e malefícios deste para o osso.

    Até mais!

    ResponderExcluir
  7. Olá gnt,

    apresentarei o projeto de pesquisa que estou desenvolvendo com o Prof. Matsuda que leva o seguinte titulo: "INVESTIGAÇÃO DA INTENSIDADE DA DOR ATRAVÉS DA ESCALA DE BORG CR10® EM ADULTOS SAUDÁVEIS SUBMETIDOS À ELETROESTIMULAÇÃO ELÉTRICA COM CORRENTES EXCITOMOTORAS DE MÉDIA FREQUENCIA E CONTRAÇÃO MUSCULAR ISOTÔNICA CONCÊNTRICA EM MÚSCULOS ABDOMINAIS".
    Falando um pouco sobre os mecanismos da dor.
    As formas de avaliação: multidimensionasis e unidimensionais.
    Sobre eletroestimulação:como ocorre a contração muscular induzida por correntes elétricas. E também sobre a contração muscular voluntária.

    ResponderExcluir
  8. Estou muito ansioso com o evento. Minha apresentação será sobre Newton 1ª, 2ª e 3ª Leis, Corolários I e II.
    Boa apresentação a todos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Colegas!
    Estou ansiosa, pois será minha primeira participação em eventos deste porte!
    Minha apresentação será sobre Wittgenstein e a teoria da Linguagem.

    Abraços e até mais.

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal =)

    Com certeza este Congresso será um sucesso e também uma boa oportunidade para mostrarmos os nossos trabalhos.

    Irei apresentar meu colóquio sobre o terceiro capítulo do livro Filosofia(s), capítulo este intitulado “Filosofia da Biologia” escrito por Gustavo Leal Toledo. Ele fala sobre essencialismo biológico, evolucionismo, problemas de encaixe, qualidade e quantidade de variação de espécies, e principalmente, diferença entre as espécies e o que as mantem separadas.

    Boa sorte a todos ;)

    ResponderExcluir
  11. Meu trabalho é sobre filosofia da mente mesmo... FILOSOFIA DA MENTE: OS ALGORITMOS DE COMPRESSÃO COMO CRITÉRIOS DE DEMARCAÇÃO DE ÂMBITO DO MENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PSICOLOGIA, neste, é analisada a teoria dos sistemas intencionais de Dennett como proposta para que se possa assegurar a validade do âmbito do mental na construção de teorias psicológicas, visando assim, contribuir para o estatuto científico da psicologia...

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Oi Pessoal,

    Vou apresentar uma das temáticas mais interessantes de GOODMAN: AS VERSÕES DE MUNDO CRIADAS NA REPRESENTAÇÃO/DESCRIÇÃO, bem como as contribuições dessa idéia para as demais disciplinas e campos do saber. Deixando claro seu nominalismo e o extremo antirrealismo, não esquecendo de sua preocupação com a estética.

    O meu objetivo era apresentação de duas temáticas, mas como não é possível, irei apresentar um dos mais importantes filósofos do século XX.

    Bom estudo a todos!

    ResponderExcluir
  15. meu trabalho é também sobre filosofia da mente, FILOSOFIA DA MENTE: A CONSCIÊNCIA SEGUNDO DENNETT.
    traz um apanhado geral de como Dennett propôs sua teoria da consciência, e o que ele inovou no mundo filosófico!

    ResponderExcluir
  16. Oi pessoal,

    Meu trabalho tem como título: "ENSAIOS SOBRE LÓGICA E RELEVÂNCIA PARA A FILOSOFIA DA MENTE".

    O objetivo é introduzir o tema "Lógica" e demonstrar sua importância e relevância para os estudos da Filosofia da Mente e Ciencias Cognitivas.

    Abraços!

    Monique

    ResponderExcluir
  17. minha apresentação versará sobre o problema mente-cérebro e três tentativas de solução a ele, dualismo, materialismo e materialismo não-reducionista...

    ResponderExcluir
  18. O tema da minha apresentação será Wittgenstein: Implicações da referência no Tractatus em Filosofia da Mente.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Vou apresentar sobre a Incoerência da Linguagem Privada segundo Wittgenstein.

    Bons estudos a todos!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Bom Dia pessoal, minha apresentação será sobre Immanuel Kant em A Crítica da Razão Pura, as duas formas de conhecimento distinguidas por Kant, os Juízos Sintéticos e Analíticos. Também estou anciosa para apresentar meu trabalho, pois será minha primeira apresentação em um Congresso de tal importância.
    Beijinhoos :*

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde...
    Creio que o I CIEPE será de fundamental importância para nós acadêmicos (expositores ou ouvintes), pois, ao traçar formas claras e objetivas de interagir mos com os conteúdos interligados a Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, estaremos ampliando nosso grau de conhecimento uma vez que, este é um trabalho que demonstra acima de tudo, comprometimento com a qualidade informativa de seus conteúdos... Sucesso a todos que se empenharam neste trabalho!E aguardo as exposições enquanto ouvinte... Abraços e até lá!

    ResponderExcluir
  24. No CIEPE, vou falar Sobre o filósofo, filólogo, pensador e escritor alemão Nietzche! Irei tratar, Mais presisamente sobre um de seus livros, " Humano, demasiado humano", dando enfase a um de seus capitulos. Boa sorte Pessoal,e dedicação ein! Vamos apoiar uns aos outros, quais eu puder, estarei vendo as apresentações! E um ótimo congresso para nós!

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    A minha apresentação trata do contexto histórico da Psicologia Cognitiva, disciplina que compõe essa Nova Ciência interdisciplinar, a Ciência Cognitiva.

    Até lá então!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  26. O Iº CIEPE será de total importância para o futuro dos acadêmicos e para difundir o nome da UNIDAVI. Não apresentarei nenhuma temática esse ano, mas estarei presente em todos os dias. Boa sorte para todos.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde pessoal..
    Minha apresentação no CIEPE será sobre o capítulo O QUE É VERDADE? do livro "O capelão do diabo" de Richard Dawkins. Estou ansiosa pois sei que o nível das apresentações do pessoal do nosso grupo será ótima..
    BOA SORTE A TODOS!!!
    Até la..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Olá á todos...

    Minha apresentação será a mesma feita em sala de aula através do colóquio, referente a obra de Nietzsche, O Anticristo. Estou me preparando a cada dia para este Congresso, espero que os resultados sejam positvos á todos participantes e não somente a mim. Achei importante e interessente essa oportunidade dada aos alunos, espero mais edições. Boa Sorte á todos.

    ResponderExcluir
  29. O CIEPE vai ser um grande evento de ensino e pesquisa de suma importância aos acadêmicos no meu ponto de vista, promovido pela instituição de ensino UNIDAVI e mais com esses temas que vão ser expostos, parabéns pelas escolhas dos temas, estarei presente para conferir as apresentações, boa sorte aos expositores e organizadores.

    ResponderExcluir
  30. Boa sorte pessoal..

    o Evento será um sucesso..
    como alguns horários são simultâneos,fica impossível prestigiar a todos, mesmo assim estarei torcendo pela ótima apresentação de vocês!

    Abraços e até...!

    ResponderExcluir
  31. Não tenho duvidas de que esse I CIEPE vai ser um sucesso. Espero que todos participantes e ouvintes extraiam o Maximo de conhecimento possível. A todos, um grande abraço.

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de saber mais sobre o assunto de ciencias cognitivas. se puderem me mandar links de antigas postagens falando sobre ou links de artigos agradeço.

    ResponderExcluir
  33. gostaria de saber mais sobre ciencias cognitivas. se puderem mandar para mim links de postagens antigas sobre o assunto ou links de artigos agradeço.

    nadadoraquaboy@hotmail.com

    ResponderExcluir
  34. Meus Amigos,

    Gostaria de agradecer de modo muito especial a todos que participaram do I Congresso Integrado de Ensino Pesquisa e Extensão da UNIDAVI! Os trabalhos estavam ótimos!!

    Agora é nos organizarmos para o II CIEPE!

    Um Grande Abraço a Todos!

    ResponderExcluir
  35. Gostei muito do blog. Os conteúdos são super interessantes! Continue com este ótimo trabalho.
    Parabéns pela indicação do TopBlog!!
    http://penseoamanha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Participei do I CIEPE e fiquei muito feliz com o resultado. Acredito que um Congresso como este é de muita valia para os acadêmicos, pois há uma integração, onde podemos expor nosso projeto e conhecimento para os demais.Da mesma forma que propicia oportunidades e desenvolvimento para futuros estudos. Destacando também as palestras que contribuíram para o sucesso do evento, repercutindo de forma positiva e significativa para o público presente. Parabenizo a todos que participaram de alguma forma para fazer este evento acontecer. Fica também o meu agradecimento e até o II CIEPE. Abraços

    ResponderExcluir
  37. Agradeço a todos que contribuíram para o sucesso do I CIEPE...
    E podemos ir nos preparando para o II CIEPE e fazer muito mais sucesso do que neste.
    Parabéns a todos!
    Abraco

    ResponderExcluir
  38. Muito Obrigado pelo incentivo, pois foi de grande valia no momento da apresentação. Foi uma experiência unica, de grande aprendizagem que levarei para o resto da vida. Conta comigo na próxima edição do CIEPE.

    ResponderExcluir
  39. Muito Obrigado pelo incentivo, pois foi de grande valia no momento da apresentação. Foi uma experiência unica, de grande aprendizagem que levarei para o resto da vida. Conta comigo na próxima edição do CIEPE.

    ResponderExcluir
  40. O CIEPE foi de grande incentivo para todos que participaram, tanto para quem publicou, apresentou e mesmo para ouvintes.
    A palestra de quarta feira foi excelente. Eu fiz o resumo e pra mim ja foi de grande aprendizagem.
    E que no ano seguinte venha o próximo melhor ainda!

    ResponderExcluir
  41. Oi pessoal,
    Meu nome é Juliana Depiné, sou aluna da 1º fase do Curso de Direito da UNIDAVI, e quero deixar um agradecimento ao nosso Mestre Professor Nivaldo Machado pelo incentivo a Pesquisa, aproveitando a oportunidade parabenizo os alunos que tiveram interesse em pesquisar e apresentar seus trabalhos no evento. Eu abordei o tema do Livro - Coleção VOCE SABE - Filosofia da Mente - Dualismo versus Materialismo, que é um dos assuntos constantes estudados pela neurociência. Adorei a participação e espero que demais eventos como este façam parte em futuras oportunidades.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  42. Oi pessoal,
    Meu nome é Juliana Depiné, sou aluna da 1º fase do Curso de Direito da UNIDAVI, e quero deixar um agradecimento ao nosso Mestre Professor Nivaldo Machado pelo incentivo a Pesquisa, aproveitando a oportunidade parabenizo os alunos que tiveram interesse em pesquisar e apresentar seus trabalhos no evento. Eu abordei o tema do Livro - Coleção VOCE SABE - Filosofia da Mente - Dualismo versus Materialismo, que é um dos assuntos constantes estudados pela neurociência. Adorei a participação e espero que demais eventos como este façam parte de futuras oportunidades.
    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  43. Oi Juliana,

    Eu apenas aponto o caminho... Muito mais talentoso é quem tem a coragem de seguir por ele!

    Parabéns a você e a todos pela qualidade dos trabalhos e pela coragem!

    ;)

    ResponderExcluir
  44. A realização do 1º CIEPE foi sem dúvidas mais um incentivo para os acadêmicos de todos os campus desenvolverem seus projetos e suas pesquisas.Foi bacana o envolvimeto dos professores juntos com as turmas,orientando e participando das atividades.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  45. Obrigada Nivaldo pelos parabéns, acredito que todos merecem parabéns, o pessoal que organizou o CIEPE, a UNIDAVI, os professores orientadores e os alunos que se apresentaram, pois sem eles/nós o evento não ocorreria. Foi proveitoso para percebermos a dificuldade de abordar e dominar um assunto, e de suma importância para nossa formação profissional. Quem sabe o CIEPE seja o ponto de partida para criar uma nova realidade quando falamos de pesquisa.

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!