28 de setembro de 2011

Grupo de Pesquisa apresenta trabalhos no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP


Nos dias 22 e 23 de novembro, integrantes do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas vão a São Paulo apresentar trabalhos no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (USP). O evento será realizado no campus de Ribeirão Preto e é uma grande oportunidade para troca de informações entre os integrantes do grupo e demais pesquisadores de outras universidades do país. Os sete projetos que serão apresentados estão sob a orientação do professor Mestre Luis Otavio Matsuda. 

Recentemente, o Grupo de Pesquisa também participou do III Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), no Centro de Eventos da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), em Balneário Camboriú, entre os dias 14 e 16 de setembro. A equipe de pesquisa foi representada pelo professor Doutor Nivaldo Machado, que coordenou a participação da UNIDAVI no evento, e pelo acadêmico Luiz Fernando Barcelos, que apresentou o trabalho “Blog de Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas”.

Todo ano, o Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas participa de diversos eventos científicos com o objetivo de socializar as pesquisas realizadas e conhecer pesquisas relacionadas à área que estão sendo desenvolvidas em outros centros de pesquisa do país.

Abaixo, a lista dos trabalhos que foram aprovados e serão apresentados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP:

- Análise Histológica e Morfométrica do osso fêmur de camundongos submetidos ao treinamento físico em esteira rolante (Aluna: Patrícia Fuchter)

-  Análise Histológica e Morfométrica do músculo gastrocnêmio de camundongos submetidos a treinamento físico em esteira rolante (Aluna: Viviane Ulmann)

- Investigação da intensidade da dor através da escala de Borg em adultos saudáveis submetidos à estimulação elétrica e contração muscular isotônica concêntrica (Aluna: Michele Schiestel)

-  Correlação das mensurações de gordura corporal através da bioimpedância em indivíduos praticantes de pilate e musculação (Aluna: Michele Schiestel e cols)

-  Investigação e observação das estratégias de enfrentamento em familiares de pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (Aluna: Cleide Stóckchineider)


-  Um background dos efeitos do método pilates em praticantes idosas (Alunas: Vanessa Cristofolini e Michele Schiestel


Mais informações sobre o evento, acesse o link: Simpósio Internacional de Iniciação Científica - USP

Texto de Rafaela Sandrini

14 comentários:

  1. Gostaria de fazer um agradecimento a todos os membros do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas que irão participar do evento na USP. E, de modo especial, ao professor Luiz Matsuda pelo empenho em orientar trabalhos de tamanha qualidade e relevência.

    ResponderExcluir
  2. Eu aproveito para agradecer pelas oportunidades, pelo incentivo á pesquisa, que agrega valor á nossa formação ampliando conhecimento e experiências.

    Agradeço ao prof. Nivaldo e ao grupo pois se não estivesse no grupo não teria esta oportunidae e em especial ao Prof. Matsuda pela confiança e atenção.

    ....e vamos estudar então!!!!

    ResponderExcluir
  3. Estávamos anciosas pelo resultado, e agora além de anciosas (para chegar o grande dia) estamos muito felizes! O friozinho na barriga já começa agora! rs.
    Faço das palavras da Michele as minhas. Não há nada a dizer, a não ser OBRIGADO! O que seria de nós se não fossem as oportunidades dadas por nossos professores?!

    Parabéns, Boa sorte a todos, e vamos estudar!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço e parabenizo não somente os professores, mas sim o esforço pessoal de cada acadêmico, que estudou, e muito para estar onde está.
    O incentivo e oportunidade surge através dos docentes, mas se o acadêmico não estiver disposto a agregar informações e experiência, não valeria de nada.
    Então, Parabéns a todos!!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos alunos que tiveram seus trabalhos aprovados e ao professor Matsuda!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos os acadêmicos que irão para a USP apresentar seus trabalhos.
    Parabéns também aos professores Nivaldo e Matsuda pelo empenho e a confiança nesse grupo de alunos, e que a instituição continue crescendo e tendo bons grupos de pesquisa.
    Parabéns a todos os envolvidos novamente!

    ResponderExcluir
  8. Parabens a todos os membros do grupo de pesquisa,especialmente ao Prof.Nivaldo por estar abrindo sempre espaços para que novos academicos possam participar do grupo de pesquisa.Desejo uma excelente apresentação a todos os participantes do Simpósio Internacional da USP.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de parabenizar o professor Nivaldo e seu grupo de pesquisa, pelo excelente trabalho que desenvolvem, em especial ao professor Nivaldo, pelo requinte e maestria com que vem desenvolvendo e conduzindo seus trabalhos e aprimorando todo o meio acadêmico.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns aos alunos que se empenharam para que este projeto fosse aceito e aos orientadores deste projeto profº Nivaldo e profº Matsuda!

    ResponderExcluir
  11. Pessoal gostaria de compartilhar com vocês, nosso projetos no SIICUSP foram apresentados com sucesso, e a viagem foi muito proveitosa, visitamos tres universidades, UNAERP, USP - Ribeirão Preto e uma Universidade particular em Barão de Mauá onde estivemos com a Dra. Eneida a primeira cientista mulher do Brasil, lá conhecemos o biotério desta universidade, na UNAERP conhecemos o laboratório de biotecnologia e conversamos com os professores Mozar e René, e eles fazem jus aos seus nomes, pois são inteligentíssimos e grandes professores, fomos muito bem recebidos, na USP visitamos o HC (Hospital das Clinicas) fomos acompanhados da Psicologa Ana Claudia Matsuda, conhecemos o biblioteca da USP, e pudemos até pesquisar artigos na biblioteca eletrônica, enfim os professores Luis Otavio Matsuda e Josie Matsuda são merecedores dos nossos sinceros agradecimentos pelo empenho e programação de nossa viagem, foi realmente muito proveitosa.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. ...também estivemos com o ilustre Dr. Francisco Nather, que nos falou sobre suas pesquisas e mostrou o o laboratório de pesquisa do Professor Dr. José Lino Bueno onde ele desenvolve sua pesquisa, la também conversamos com alunos de iniciação científica e com a querida Dra. Daniela que nos explicou como funciona a pesquisa com animais.

    ResponderExcluir
  13. Não há palavras suficientes para descrever tudo o que nós vimos, aprendemos e conhecemos.
    Foi uma experiência unica que vamos guardar em nossas memorias para toda a vida.
    Todas essas visitas que a Michele citou e todas as pessoas de sucesso que conhecemos, nos serviu principalmente de inspiração, para que pudéssemos enxergar que a pesquisa pode nos levar alem do que esperamos e que não podemos parar de estudar.
    Com essa viagem percebemos que a pesquisa esta viva em todo o mundo e que é só isso que rola nas mais renomadas Universidades. O pessoal é simples, acolhedor, batalhador e principalmente persistente.
    Fica ai o meu incentivo para todos aqueles que acreditam na pesquisa e que a fazem por paixão e não por preenchimento do ócio.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!