14 de agosto de 2008

Filosofia da mente é destaque na 8ª Semana da Psicologia da Unidavi

Dois eventos relacionados à filosofia da mente prometem movimentar a 8ª Semana da Psicologia da Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (Unidavi). O primeiro deles é a palestra do renomado filósofo João de Fernandes Teixeira, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Teixeira e o psicólogo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Brigido Vizeu Camargo vão abrir o evento no dia 25 de agosto com o tema: “Interdisciplinaridade na Psicologia”.

João, para quem não conhece, é um dos maiores nomes brasileiros em filosofia da mente. Doutor (PhD) em filosofia pela University of Essex (Inglaterra), trabalhou na década de 90 ao lado de um dos principais filósofos da mente da atualidade, o americano Daniel Dennett. Ele é responsável pela criação, em 1993 na UFSCAR, da primeira linha de pesquisa em Filosofia da Mente e Ciência Cognitiva do Brasil. Autor de oito livros nas áreas de ciências cognitivas, filosofia da mente, filosofia da psicologia e inteligência artificial, Teixeira também é membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.

Palestra: “Interdisciplinaridade na Psicologia”:
Data: 25/08, às 19:30h.
Local: Bloco G da Unidavi, campus Rio do Sul.

Mesa redonda

O segundo evento é uma mesa redonda que o Grupo de Pesquisa em filosofia da Mente e Ciências Cognitivas coordenará no dia 27 de agosto (19h) com o seguinte título: “Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, do Homo Sapiens ao Robô Sapiens”. O debate, que ocorrerá na sala 506 do bloco G da Unidavi, visa analisar de que forma os estudos em filosofia da mente e o desenvolvimento das ciências cognitivas podem contribuir para a psicologia.

Os trabalhos dessa mesa estão a cargo da psicóloga cognitiva Nina Taboada, do cientista da computação Egon Sewald Junior e das alunas pesquisadoras Luciane Simonetti e Patrícia Luzia Becker. As vagas são limitadas e as inscrições ou maiores informações podem ser obtidas no link: 8ª Semana da Psicologia da Unidavi
Texto de Rafaela Sandrini
Edição de Luiz Paulo Juttel

16 comentários:

  1. é um momento raro!

    A Semana da Psicologia da Unidavi está sendo um evento valioso para a sociedade acadêmica.

    ResponderExcluir
  2. muito bom!

    a semana da Psicologia 2008 está promentendo ser uma das mais notáveis da história!

    esperamos todos lá!

    Eduardo Benkendorf, acadêmico de Psicologia da UNIDAVI e membro do Grupo de Pesquisa Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas.

    ResponderExcluir
  3. Realmente, espero mesmo que todos os que estarão presentes ou que tem interesse em ir, tomem noção da magnitude da presença do Prof. João. Não é sempre que podemos nos encontrar com alguém tão renomado como ele.

    ResponderExcluir
  4. Está chegando a hora! Além da presença do querido professor João Teixeira, teremos a mesa redonda sobre a Filosofia da Mente. Esperamos todos!

    ResponderExcluir
  5. Evento de extrema importância, principalmente com a presença do professor João :)


    Contamos com todos lá!

    ResponderExcluir
  6. Com certeza foi muita gente para casa assustado na segunda depois da palestra do Prof. João. E isso porque segundo o Nivaldo ele mudou o discurso. Se ele tivesse então falado o que veio preparado para dizer haveriam pessoas tendo surtos e desistindo do curso.

    Mas vamos conbinar, a semana foi massa, não foi?

    ResponderExcluir
  7. é.......... devemos ir devagar!

    rsrsrsrsssss

    ResponderExcluir
  8. A Semana contribuiu, principalmente, para que todos percebessem que existe um mundo muito maior para a Psicologia do que estamos acostumados a pensar / estudar. Sacudiu o curso, que bom, a estagnação gera mofo. =D
    Pessoalmente falando, a Semana contribuiu para eu começar a delinear minha tese de doutorado!

    ResponderExcluir
  9. É isso aí gente!! Esta sacudida que o curso levou contribui e MUITO para o progresso de uma PSICOLOGIA CIENTÍFICA!!!!
    Que todos tenham percebido isto.
    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Luciana, espero que o curso tenha contribuido ainda mais nos seus estudos!

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá todos da comunidade de Ciências Cognitivas e Filosofia da Mente. Eu tenho muito interesse na área, e já fui à alguns congressos da área. Gostaria de saber quando terá outro Encontro Nacional de Ciências Cognitivas, ou algum congresso similar. Outra coisa, tem havido algum progresso teórico em Ciências Cognitivas nesse milênio? Estou perguntando aqui porque eu sempre leio sobre o assunto e não vejo nenhum modelo teórico recente com destaque. Como vocês parecem ser um grupo atuante, talvez vocês possam me "contar as novidades".

    ResponderExcluir
  12. Pois é, Cassiane! Não só o curso, como também o grupo de pesquisas que tem como foco principal desvendar as grandes questões conceituais que a Psicologia não dá conta.
    É uma batalha longa...
    Vamos à luta!

    ResponderExcluir
  13. Caro Gilberto,

    De fato esta é uma área bastante interessante....e hoje cresce muito nos USA e Europa estudos nesta área. Nosso grupo de Pesquisa trabalha a um bom tempo com pesquisas pertinentes. Podemos sim ir trocando informações.

    bons estudos e um grande abraço

    ResponderExcluir
  14. Ok Nivaldo,
    .
    e você sabe quais são os próximos grandes encontros na área aqui no Brasil?
    .
    Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  15. Gilberto,

    As ciëncias Cognitivas estão em alta no mundo todo e crescendo muito no Brasil. Temos uma pesquisadora nossa que trabalha diretamente nesta área (Professora nina Garcia Taboada)....com ela vocë poderá obter informações mais diretas.
    Mas temos em São Paulo bastantes eventos concorrendo... O Intitudo de Terapia Cognitiva de SP é MUITO bom....
    Em Filosofia da Mente vc tb encontrará bons referenciais....(poderás achar no site: www.filosofiadamente.org OU www.redepsi.com.br)

    até mais

    ResponderExcluir
  16. Valeu nivaldo,

    eu vou ficar de olho nos próximos eventos da área para ver se volto a participar de algum.

    Um abraço a todos deste blog,
    Gilberto

    ResponderExcluir

Bem-vindo à discussão!