De acordo com Jean, o grupo esteve presente em importantes eventos nacionais e internacionais. A primeira dessas participações aconteceu na 28ª Reunião Brasileira de Antropologia (RBA), realizada entre os dias 02 e 05 de julho, na PUC-SP. Nela o professor Jean apresentou o trabalho intitulado "Uma Nova Epidemia", abordando os diagnósticos psiquiátricos em animais de estimação. O trabalho faz parte de sua tese de doutorado intitulada "Nós e os Outros Humanos, os animais de estimação".
Já entre os dias 15 e 20 de julho o coordenador no NEA participou do Congresso Internacional dos Americanistas (ICA), que aconteceu na cidade de Viena, na Áustria. Na ocasião, o professor Jean Segata apresentou o trabalho "O Estatuto da Descrição Antropológica", cuja proposta era aproximar a obra do filósofo Nelson Goodman à antropologia.
“A isso tenho me dedicado no NEA nos últimos três anos, especialmente a partir de debates com o grupo de pesquisas em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas, coordenado pelo meu amigo, o professor Nivaldo Machado. Há quase uma década temos firmado muitas discussões e parcerias na Unidavi - das quais já resultou a publicação de quatro livros, além de artigos e apresentações em eventos”, explica o professor Jean.
A obra de Nelson Goodman foi tema do VII Principia da UFSC, realizado entre os dias 15 a 18 de agosto de 2011, em Florianópolis, onde Jean também apresentou um paper na mesma linha de pensamento do trabalho exposto no Congresso Internacional dos Americanistas.
Por fim, o coordenador do NEA participou do Simpósio Narrativas em Movimento, do II Congresso Latino Americano de Antropologia, que foi realizado entre os dias 05 e 09 de novembro, na Faculdad de Ciencias Sociales da Universid de Chile. Neste evento o professor Jean expôs o paper intitulado "A Mediação da Etnografia: uma experiência entre a comunicação e a antropologia no campo da cibercultura", escrito em parceria com os professores Theophilos Rifiotis (UFSC) e Maria Elisa Máximo (Bom Jesus/IELUSC).
O Núcleo de Estudos Antropológicos da Unidavi iniciou os trabalhos no ano de 2008, ainda sob o título de "Invenção das Ciências Humanas", e atualmente se dedica a tratar de temas contemporâneas em termos de políticas, ciência, tecnologia ou constituição de sujeito, a partir de uma perspectiva construtivista (a séria). Mais informações sobre o núcleo de estudos podem ser obtidas no blog do grupo: NEA
Edição de texto : Rafaela Sandrini
Com informações e imagens do blog nea-u.blogspot.com.br
Em 2013, a ideia é aproximar mais ainda as discussões entre filosofia e antropologia, especialmente a partir de debates sobre as relações entre humanos e não-humanos...
ResponderExcluirO texto para o Principia está saindo, e ele vem nessa linha de aproximação das áreas. Vamos ver no que vai dar essa coisa.
Em julho, entre os dias 10 e 13, eu coordenarei um GT sobre isso na Reunião de Antropologia do Mercosul, que acontecerá em Córdoba. Receberei resumos até 25 de fevereiro e o texto completo até 05 de maio. Interessados encontram mais detalhes no blog do NEA ou escrevendo e-mail para mim: jeansegata@gmail.com
A Presença ao longo dos últimos anos do prof. Jean Segata junto aos trabalhos dos Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas tem propiciado avanços de qualidade incontesta nos resultados de nossos estudos.
ResponderExcluirAgora em 2013 com o foco nos estudos voltados para a Epistemologia das Neurociências/Neuroética, mais uma vez o professor Jean participa diretamente das reflexões envolvendo Humanos e não-Humanos no mundo em que o artificial cada vez mais integra a natureza dos entes materias.
Jean,
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho!
um abraço
nivaldo:
ResponderExcluirnão entendi nada na frase:
"no mundo em que o artificial cada vez mais integra a natureza dos entes materias".
do que é feito (1) o mundo, (2) o articicial, (3) a natureza dos, (4) entes, (5)materiais?
pensei que para um materialista monista reducionista, fosse "tudo" uma "coisa única"...
não entendi.
Jean,
ResponderExcluirNão são uma coisa única. O nome dado a elas as diferencia!
;)
e a etiqueta diferente torna a coisa diferente? então tu fostes convertido ao nominalismo...?
ResponderExcluirvamos fazer uma festa... até que enfim estás ficando mais sério...
EM HIPÓTESE ALGUMA!!! No nominalismo existe a criação e a realidade a parte da etiqueta (aqui aos moldes do Goodman que você está usando....OK!)... Ou melhor, a etiqueda é o real.
ResponderExcluirComo reducionista que sou, a etiquete existe, todavia, é apenas um termo. Todavia, entre os diversos aspectos de uma realidade, tal etiquete é um fator que propicia sua diferenciação...OK!
Só isso!
não entendi!
ResponderExcluirGostaria de Parabenizar o Jean pelo seu trabalho e concordo com o Nivaldo quando ele se refere a incrementação dos estudos do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas devido a evolução do trabalho do Jean. As reflexões que envolvem os Humanos e não-Humanos leva ao desenvolvimento do estudo da Neurociência/Neuroética. Na minha concepção, o Nivaldo não se distancia da sua visão reducionista pois a etiqueta se afirma como um termo mas com a diversificação dos aspectos da realidade é variável sem deixar de ser único, tal que, "No mundo em que o artificial cada vez mais integra a natureza dos entes materiais" é um termo de referência a algo variável materializado, artificial ou material se refere a um termo x em aspectos de realidade variáveis.
ResponderExcluirAfter readіng the above drug addiction statisticѕ, сonsіder the numbеr of
ResponderExcluirpеoрle that ԁo nοt admit tο theіг aԁdictions οr ԁгug uѕе because of embarrassment.
1% of hospital visits for prescription medication problems were attributed to recreational usage. The clients are brought into recovery and encouraged to stay motivated even after the regular sessions in the drug rehab centers. The modern hospital-based rehab centers are equipped with the latest technology and are able to carry out research so that they can devise effective and efficient programs to curb this personal tragedy and social menace. In fact, the United Nations recently conducted a study that established meth as the 2nd most commonly used illicit substance in the world. Cross addiction can work in a few ways. According to a research study, approximately 1 in 5 people between the age of 16 and 59 said that they have taken at least one of the drugs mentioned. It is very important for a family to establish Family Boundaries.
my web-site :: Alcohol Rehab Center
Also visit my homepage : substance addiction
Jean,
ResponderExcluirparabéns pelo excelente trabalho que você está fazendo!
um abraço.
Nivaldo.
ResponderExcluirQuando é que tu vais começar a estudar?
Ah...
ResponderExcluirAguardem a publicação do nosso Recall da Psicologia!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
O texto é bom, mas o melhor é que escrevemos ele rindo!
KKKKKKKKKKKKK
Jean,
ResponderExcluirDe fato esse Recall está muito bom!!! Creio que ele sairá já no próximo número da Revista Caminhos. Não gosto muito de te elogiar, mas esse teu texto está um espetáculo! Creio que todo psicólogo deveria ler, pensar, pensar... depois de fazer muito isso... ler novamente! E saibam, é um texto de respeito à psicologia!
então... próximo passo: A ideia de Evolução em Dawkins e suas consequências para a filosofia e para a antropologia?
ResponderExcluirCertamente!!!!!
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